Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza Aula Inaugural dos Programas de Iniciação à Docência, PIBID e Residência Pedagógica

mesa abertura pibid20180928145541

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na manhã desta sexta-feira (28), a Aula Inaugural dos Programas de Iniciação à Docência, PIBID e Residência Pedagógica, programas vinculados à Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (PREG/UFPI). O evento aconteceu no Cine Teatro da UFPI.

A programação contou com apresentação do Quarteto de Cordas da UFPI e apresentação de peça teatral intitulada "Me conhecendo para conhecer o outro" dos alunos da Escola Raldir Cavalcante Bastos, da rede estadual de ensino. A escola tem parceria com o Programa de Iniciação à Docência e recebe professores da UFPI em formação.

PIBID 0720180928123546 Alunos da Escola Raldir Cavalcante Bastos durante apresentação

Para a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, o Programa de Iniciação à Docência (PIBID) contribui para a melhoria dos indicadores de educação do estado e do país. “Ele tem um grande papel educacional e social. Na medida em que você insere esse aluno da licenciatura nas escolas, ele passa a conviver e a aprender com o ambiente de ensino onde ele terá a sua prática profissional no futuro. Então, a Universidade cria esse ambiente de articulação entre a teoria e a prática e ele sai um profissional melhor preparado e conhecendo as realidades onde ele vai atuar”, comenta.

PIBID 0120180928123829

Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira

O Programa de Residência Pedagógica foi instituído este ano pelo Ministério da Educação. Segundo a Coordenadora do Programa na UFPI, Profa. Antônia Dalva França Carvalho, a Residência Pedagógica tem o objetivo de induzir a reformulação do Estágio Supervisionado nos cursos de licenciatura. "O programa preconiza o fortalecimento, a ampliação e a consolidação da relação entre a Universidade e a escola, estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação do professor", explica.

dalva pibid20180928145416

Coordenadora do Programa Residência Pedagógica na UFPI, Profa. Antônia Dalva França Carvalho

A Aula Inaugural também contou com palestra da Profa. Flávia Dias de Sousa, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que abordou a experiência do UTFPR com os programas de Iniciação à Docência.

Confira mais fotos:

PIBID 06.jpg