Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tela Sociológica exibirá "Paula - A História de uma Subversiva" no dia 27 de setembro
Início do conteúdo da página

Tela Sociológica exibirá "Paula - A História de uma Subversiva" no dia 27 de setembro

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), divulga a sessão do projeto Tela Sociológica que exibe o filme Paula – A História De Uma Subversiva no dia 27 de setembro, às 18h, na Sala de Vídeo II (CCHL/UFPI).

PROC20180925084241

Sobre o filme

A narrativa cinematográfica promove uma viagem ao Brasil do final dos anos 60, século XX. Tristes páginas de um “patriotismo” sem democracia. Cenário brasileiro marcado por uma conjuntura política autoritária, fechada. Promessa de “milagre econômico” aliado a torturantes sessões de interrogatório nos porões da época. Pau de arara nos “perigosos”. Cassação para os inconformados. Geração dos silenciados. Sob os olhos do poder militar e ditatorial, no contexto histórico focalizado, o cineasta traz à memória as sombras de um momento histórico nacional caracterizado pelo cerceamento das liberdades. “Amar” ou “deixar” o país era um caminho propagandeado pelos poderes fardados de plantão.

Campanhas ufanistas convidavam a população para mexer-se, em nome da ordem e do progresso. Um coro entoava que o destino nacional era “ir pra frente”. As Paulas que ousavam “desafinar o coro dos contentes”, os “subversivos”, eram perseguidos, torturados, mortos e tidos como “desaparecidos”. Esta é a situação conjuntural da pátria brasileira onde os personagens da nossa dramaturgia fílmica vão experimentar os seus afetos e negócios cotidianos. É o cinema crítico desvelando os ocultamentos ideológicos da realidade. Gente arteira provocando a reflexão.

Sobre o projeto Tela Sociológica

Comandado há 17 anos, sem interrupções, pelo professor do Departamento de Ciências Sociais, Dr. Francisco de Oliveira Barros Júnior, o projeto Tela Sociológica tem o objetivo de exibir filmes que cruze olhares científicos, filosóficos e artísticos, para assim exercitar saberes abertos, rompendo barreiras disciplinares.

O Tela Sociológica funciona sempre na Sala de Vídeo II, localizada no CCHL - Campus Ministro Petrônio Portella. No dia 27 de Setembro, às 18h, exibe o filme Paula – A História De Uma Subversiva.

Fim do conteúdo da página