Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC: Seminário de encerramento da campanha do Setembro Amarelo

PRAEC: Seminário de encerramento da campanha do Setembro Amarelo

Na manhã desta sexta-feira (21), a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizou o evento de encerramento da programação do Setembro Amarelo, no Cine Teatro do Campus Ministro Petrônio Portella. O evento trata-se de um Seminário com quatro palestras, todas voltadas para a área de saúde mental em diversos aspectos.

SETEMBRO AMARELO 2018-7 (1).jpg

Seminário de encerramento da campanha do Setembro Amarelo realizado no Cine Teatro da UFPI

A Coordenadora do evento e da PRAEC, Profa. Dra. Josie Haydée Paranaguá, ressaltou a relevância e o objetivo do evento, principalmente para a comunidade acadêmica. "Esse evento é um seminário que vem tratar sobre a prevenção do suicídio e a valorização da vida. Ele faz parte de uma programação maior que trabalha o Setembro Amarelo na UFPI que é uma campanha realizada no país inteiro, e a Universidade Federal do Piauí, por meio da PRAEC, está engajada na campanha e traz essa discussão e cria espaços de escuta para a comunidade acadêmica, para os discentes da UFPI, onde eles podem compartilhar seus anseios, suas dificuldades, suas dores", disse.

SETEMBRO AMARELO 2018-5 (1).jpg

Profa. Dra. Josie Haydée Paranaguá, Coordenadora da PRAEC

Também esteve no evento a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, que em seu discurso parabenizou a equipe de realização da programação e destacou a importância e urgência de abordagem e solução do suicídio. "A partir de 2010, quando foi implantada a Política de Assistência Estudantil e Comunitária, a Universidade assumiu mais ativamente vários compromissos desse plano e um deles é o acolhimento do nosso estudante. Aliado a esse cuidado, Teresina traz uma estatística muito grande quanto ao índice de suicídio entre os nossos jovens. Então a PRAEC, durante esse período, começou a desenvolver políticas específicas para a prevenção do suicídio e em defesa da vida. E a Assistência Estudantil é responsável por congregar esses grupos e trazer essa discussão com a finalidade de melhorar a abordagem desse assunto e pensar numa política afirmativa que realmente ajude a diminuir esses indicadores tão preocupantes", afirmou.

SETEMBRO AMARELO 2018-8 (1).jpg

Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

O estudante do Curso de Letras Libras da UFPI, Edmundo Alves, também destacou a importância e eficiência na abordagem do tema durante as palestras e afirmou que as atividades "explicam a importância de como você pensar duas vezes antes de cometer esse ato e também sobre como clarear nossa mente com esses temas a respeito do suicídio. Então é importante que se explique e haja conscientização sobre esse tema".

SETEMBRO AMARELO 2018-10.jpg

Edmundo Alves, estudante do Curso de Letras Libras da UFPI e seu intérprete, Cláudio Alves

A programação contou tanto com rodas de conversa realizadas nos diversos centros do campus, como com escutas coletivas nos centros e atendimentos individuais dos serviços psicológicos da PRAEC.

Confira mais fotos:

SETEMBRO AMARELO 2018-3 (1).jpg