Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto PRONEX desvenda o microbioma do solo em áreas de Cerrado preservado
Início do conteúdo da página

Projeto PRONEX desvenda o microbioma do solo em áreas de Cerrado preservado

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Cerrado brasileiro é considerado a maior e a mais diversa região de savana no mundo. O bioma é composto por diferentes fisionomias desde campo graminóide, cerrado típico, cerradão e floresta decidual. As plantas e animais do Cerrado brasileiro já vem sendo estudadas há algumas décadas e os estudos têm mostrado alta diversidade e riqueza de espécies. Estudos mais recentes têm avaliado a composição da microbiota do solo (fungos, bactérias e arqueias) e mostram que há influência das fisionomias sobre a diversidade microbiana.

Entretanto, estudos sobre o microbioma do solo em áreas de cerrado e, especificamente, a diversidade dos protistas, não foram realizados até o momento.

Desta forma, um grupo de pesquisadores brasileiros e estrangeiros liderados pelo Prof. Dr. Ademir Sergio Ferreira de Araujo, pesquisador 1D do CNPq e professor associado da Universidade Federal do Piauí, realizaram um estudo durante quatro anos, intitulado “Biodiversidade do Solo e Plantas no Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí” sobre a biodiversidade do solo em áreas de Cerrado preservado e desvendaram a composição do microbioma do solo em diferentes fisionomias.

38ba5490 a587 42ab 8b0a c4e38875166620180917103511Alguns protistas de solo, aqui representados por três amebas comuns. Da esquerda para a direita Acanthamoeba sp., Thecamoeba similis e Deuteramoeba mycophaga. Imagens fornecidas por Alexey Smirnov

Os organismos do solo, particularmente os membros de seu microbioma, regulam o desempenho das plantas e controlam as comunidades vegetais. No estudo realizado é apresentado como a complexidade do microbioma aumenta desde a progressão inicial da vegetação até seu clímax. Também é encontrado um enriquecimento de parasitas de animais e patógenos de plantas em progressões iniciais em comparação com a vegetação posterior.

Juntos, os resultados sugerem que organismos do solo, particularmente fitopatógenos, facilitam a sucessão de plantas, enquanto os microbiomas mais complexos mantêm as comunidades de plantas na vegetação com clímax estáveis. Portanto, os resultados apontam para a importância dos microrganismos do solo para a dinâmica e estabilidade da vegetação das plantas.

f7298260 5841 4d96 bde7 1385cb8e429520180917103635Equipe coletando amostragens no Cerrado brasileiro

O projeto “Biodiversidade do Solo e Plantas no Parque Nacional de Sete Cidades, Piauí” foi financiado pela Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) através do Programa de Núcleos de Excelência (PRONEX). O projeto teve a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí, Universidade Federal do Ceará, Universidade do Oeste Paulista, Universidade de São Paulo, Instituto Agronômico de Pernambuco e Wageningen University & Research (Holanda).

Para maiores informações, consulte os artigos (em inglês):

The real soil microbiomes and their roles in vegetation transformation as uncovered in the Cerrado

Protist species richness and soil microbiome complexity increase towards climax vegetation in the Brazilian Cerrado

Fim do conteúdo da página