Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docentes da UFPI são contemplados com Bolsa de Produtividade do CNPq-2019
Início do conteúdo da página

II Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramentos - II CONVALLE

Imprimir
Publicado: Quinta, 06 de Setembro de 2018, 10h48
DSC 063120180905173631
 
Aconteceu na noite de terça-feira (04), no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a cerimônia de abertura do II Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística e Letramentos – II CONVALLE. O evento é promovido pelo Grupo de Pesquisa Língua, Escola e Sociedade (LES) do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGEL) da UFPI, constituído por professores e pesquisadores de Língua Portuguesa.
 
Os objetivos do evento são: divulgar pesquisas na área de linguagem sob a perspectiva da variação/diversidade linguística e nas práticas de letramentos no âmbito dos processos de ensino-aprendizagem de línguas (materna e/ou estrangeira) na escola e na comunidade; propiciar debates sobre linguagens e os processos de ensino-aprendizagem de língua com foco na relação escola, linguagem e sociedade; promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem enquanto prática social, seja na escola, seja na comunidade; contribuir pra a difusão do conhecimento científico e tecnológico das instituições de ensino superior.
 
saint20180906104951
 
 Diretor do CCHL, Prof. Dr. Carlos Sait
 
Em sua fala, o Diretor do CCHL, Prof. Dr. Carlos Sait, parabenizou a professora Catarina de Sena, coordendora do II CONVALLE, pela realização do evento. "A área de Letras tem desenvolvido uma série de eventos importantes. Durante o ano de 2018, a coordenação do Curso de Letras organizou cerca de 17 eventos, sendo a maioria dentro da área de linguística", comentou.
 
DSC 0631 220180905173433
Profa. Dra. Catarina de Sena
 
Com a oportunidade, a Profa. Dra. Catarina de Sena, agradeceu a participação de todos os envolvidos na organização do evento e comentou sobre a importância da linha de pesquisa em Língua, Escola e Sociedade. "Essa linha de pesquisa se faz necessária diante do quadro social e educacional do Piauí. Estado que ostenta uma das menores taxas de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país e altas taxas de analfabetismo", disse, acrescentando que os pesquisadores do PPGEL estão fazendo intervenções pedagógicas colaborativas para tentar encontrar possíveis soluções que possam, posteriormente, servir de sugestões para a rede pública de ensino da capital e do estado.
 
O CONVALLE é uma iniciativa do grupo de pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES-CNPq) da UFPI, que tem conduzido estudos sobre a variação/diversidade linguística em diferentes contextos de fala do Brasil  bem como nas práticas de letramentos e de alfabetização em escolas e na comunidade, particularmente em Teresina, capital do estado do Piauí. Nesse ínterim, as pesquisas realizadas pelos integrantes do grupo têm contribuído para o reconhecimento das práticas sociocomunicativas legítimas que se encontram na base de qualquer prática humana, seja na escola, seja na comunidade.
 
Mais fotos: 
 
DSC 065520180905174313
 
DSC 062320180905174459
 
 
 
 
Fim do conteúdo da página