Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PPGFIL recebe professor da UFS para palestra sobre Éticas Ambientais

PPGFIL recebe professor da UFS para palestra sobre Éticas Ambientais

Nos últimos anos, o problema ambiental tem ganhado terreno em todas as áreas de conhecimento, inclusive, na Filosofia. Pensar esta questão à luz da ética ambiental é algo imperativo nos dias contemporâneos. Assim, com o objetivo de analisar conceitualmente algumas éticas ambientais contemporâneas a fim de que possam auxiliar nossa ação ética, o O Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí (PPGFIL) realiza nesta quarta-feira (05), no auditório do Centro de Centro da Educação (CCE), às 16h, a palestra "Éticas ambientais: conceitos, ambiguidades e problemas", com o Prof. Dr. Antônio Carlos, da Universidade Federal de Sergipe (UFS).

PALESTRA ÉTICAS AMBIENTAIS 01 2 1 120180904095248

DADOS ACADÊMICOS DO PROFESSOR:

Professor Titular na área de Ética e Filosofia Política do Departamento de Filosofia da UFS. Foi Professor Convidado na Université de Paris I - Sorbonne (2017-2018). Pós-doutor em Filosofia pela Université de Sherbrooke, Canadá (2008-2009) e pela Universidade de São Paulo (2011). Doutor em Filosofia pela Universite de Paris X, Nanterre (2003), em cotutela com a Universidade de São Paulo. Mestre, também em Filosofia, pela Universidade de São Paulo (1997). Professor do Departamento desde 1992. É coordenador nacional do GT Filosofia da História e Modernidade (vinculado à ANPOF). É membro do corpo permanente dos Programas de Pós-graduação em Desenvolvimento e meio ambiente (Rede PRODEMA) e do Mestrado em Filosofia, ambos da UFS. É membro do Comité Assessor da CAPES (Portaria 104, de 9/5/2018). Foi coordenador do Mestrado em Filosofia da UFS entre 2012 e 2015. Entre 2007-2009 fez parte do Comité de Ética em pesquisa com seres humanos da UFS (CEP). Faz parte da Comissão editorial da Revista Trans/form/ação (UNESP/Marília), dos Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP), da Revista em Filosofia Sapereaude (PUCMG), da Revista Griot e Revista Ambivalências. Foi Coordenador Adjunto da Câmara II (Ciências Humanas e Sociais) da Área Interdisciplinar da CAPES (2013-2017). É avaliador do Programa de Capacitação do Banco do SINAES/INEP. É pesquisador da Fundação de Amparo à Pesquisa de Sergipe (FAPITEC-SE), onde já atuou por 3 mandatos na condição de membro do conselho científico. Publicou e organizou vários livros. Tem artigos e capítulos de livros publicados no Canadá, França, Bulgária, Peru e Chile, além de periódicos nacionais e internacionais. Faz parte do Comité Executivo da SociétéInternationaledétudedudix-huitièmesiécle na condição de Delegado da Associação Brasileira de Estudos do século XVIII (ABES). É membro da SociétéInternationale Montesquieu. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Filosofia Política, Ética Ambiental e em temas como: Corrupção, República, Tolerância, Direitos Humanos, Ilustração, Século XVIII e Interdisciplinaridade. Suas pesquisas estão focadas em autores do século XVII e XVIII francês e inglês, respectivamente Bayle, Mandeville e Locke, Montesquieu, Rousseau e Voltaire e em temas filosóficos que envolvam a questão ambiental.