Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do Departamento de Zootecnia recebe prêmios durante o Congresso Zootecnia Brasil 2018
Início do conteúdo da página

Docente do Departamento de Zootecnia recebe prêmios durante o Congresso Zootecnia Brasil 2018

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

O Prof. Dr. José Lindenberg Rocha Sarmento, docente do Departamento de Zootecnia (CCA/UFPI), recebeu, durante o Congresso Zootecnia Brasil, maior evento na área da Zootecnia e das Ciências Agrárias realizado no país, o Prêmio Octávio Domingues (Melhor Tese 2018) e o Prêmio Melhor Trabalho na área de Genética, Genômica, Melhoramento e Reprodução Animal (Melhor Trabalho).

premio zootecnia20180830103404

Prof. Dr. José Lindenberg Rocha Sarmento (à esquerda) recebendo os prêmios durante o Congresso

Prêmios

O prêmio "Octávio Domingues", concedido pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ), é atribuído à melhor Tese de Doutorado, defendida e aprovada no Brasil no ano de 2017 em programas de pós-graduação aprovados pela CAPES. O Prof. Dr. José Lindenberg Rocha Sarmento foi orientador da tese premiada, intitulada "Estrutura genética e associação genômica ampla para características de tamanho corporal em ovinos da raça Santa Inês", de autoria de Aurino de Araújo Rego Neto, pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal da UFPI.

O trabalho que conquistou o prêmio de Melhor Trabalho na área de Genética, Genômica, Melhoramento e Reprodução Animal foi o "Single-step genomic BLUP for genomic evaluation of genetic resistance to nematode infection in meat sheep", no qual o docente da UFPI atuou como Autor Correspondente, e foi apresentado durante o Zootecnia Brasil.

Congresso Zootecnia Brasil

O evento, realizado de 27 a 30 de agosto de 2018, nas dependências do Centro de Convenções da PUC Goiás, na cidade de Goiânia, foi concebido pela união dos dois maiores e mais importantes eventos Brasileiros da área de Zootecnia: A Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Zootecnia (RASBZ), organizada pela Sociedade Brasileira de Zootecnia (SBZ) desde 1951; e o ZOOTEC, organizado pela Associação Brasileira de Zootecnistas desde 1991.

O tema central do Congresso Zootecnia Brasileira: construindo saberes, formando pessoas e transformando a pecuária nacional, foi pensado e idealizado na certeza da exaltação do agente transformador, que é o profissional, o ser humano, que busca cotidianamente seu aperfeiçoamento, no sentido de trazer inovações para o aprimoramento de suas atividades, o setor produtivo. A área das ciências agrárias, tem uma grande responsabilidade de oferecer a sociedade novas forma de melhorias de sua qualidade de vida, lideramos um setor que é o diferencial nos recursos técnicos e financeiros, tanto do Brasil como do mundo.

Toda a programação foi cuidadosamente pensada e preparada pela Comissão Organizadora e seus parceiros, para somar a grandes investidores do setor público e privado, que sem dúvida nenhuma, serão de fundamental importância para o sucesso do evento, reunindo no mesmo ambiente agentes institucionais, pesquisadores, extensionistas, professores, técnicos, estudantes, produtores rurais, empresários e formadores de opinião, possibilitando a discussão e divulgação dos principais avanços científicos e tecnológicos do setor produtivo, além de produtos e empresas que atuam no setor.

Para mais informações sobre o evento, acesse aqui.

Fim do conteúdo da página