Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > PRAEC inicia curso de capacitação técnica de servidores
Início do conteúdo da página

PRAEC inicia curso de capacitação técnica de servidores

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários – PRAEC inicia hoje a capacitação: “Intervenção em Situações de Crise na Assistência Estudantil”. A capacitação é destinada a servidores técnicos da PRAEC e contará com a participação de psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam nos serviços da PRAEC, no Núcleo de Acessibilidade da UFPI – NAU e nos Núcleos de Assistência Estudantil – NAE’s.

A convite da Coordenação de Assuntos Comunitários da PRAEC, a Psicóloga e Mestre em Educação, Chyntia Castiel Menda, da Universidade do Rio Grande – FURG, ministrará o curso de 30 horas que busca proporcionar reflexões teóricas e práticas sobre o cotidiano da Assistência Estudantil das IEs e trazer aportes teóricos que auxiliem na construção de métodos e técnicas específicas para os serviços de atendimento ao estudante oferecido pela UFPI.

equipe praec20180827103408

 Profa. Dra. Adrina Paiva, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários; Psc. Ma. Chyntia Castiel Menda; Profa. Dra. Josie Haydée Paranaguá, Coordenadora de Assistência Comunitária e a Psicóloga do Serviço Psicológico da PRAEC, Naiara Góes

Segundo a Coordenadora da CACOM, Profa. Dra. Josie Haydée, a iniciativa desse projeto surgiu das constantes demandas de atendimento em situações de crise que chegam a CACOM e acredita que esse projeto será uma grande oportunidade de aprimorar ações e promover um atendimento ainda mais preventivo. O curso acontecerá de 27 a 31 de agosto de 2018, no campus Ministro Petrônio Portella.

Outras duas importantes ações fazem parte desse projeto, a roda de conversa “Entrei na Universidade: E agora?”, destinada aos alunos ingressantes da UFPI, e a Oficina “Saúde mental na sala de Aula: ações preventivas e encaminhamentos”, cujo público-alvo são os coordenadores, subcoordenadores, chefes e subchefes de departamento, e professores. As duas ações também serão desenvolvidas pela Psicóloga Ma. Cynthia Castiel Menda.

Roda de conversa “Entrei na Universidade: E agora?”

Será uma oportunidade de conversar sobre os anseios e expectativas emocionais dos alunos que ingressam na universidade e buscar formas de se preparar para os desafios do ensino superior. Essa roda de conversa irá ocorrer dentro da Programação do “Fica Ligado Calouro” 2018.2, a calourada institucional da UFPI que irá ocorrer dia 29 de agosto de 08 às 12h, no Cine Teatro da UFPI. Vem participar!

Oficina “Saúde mental na sala de Aula: ações preventivas e encaminhamentos”

O objetivo da palestra é proporcionar uma reflexão sobre as dificuldades de saúde mental apresentadas pelos estudantes de graduação, trazer aportes teóricos e discutir ações preventivas e os encaminhamentos necessários em situações de crise. Dia 30 de agosto, das 16 às 18h, no Auditório da Pós-Graduação em Enfermagem.

A Profa. Dra. Josie Haydée, ressalta a importância de participação dos coordenadores, chefes de departamentos e professores. “Será uma oportunidade única de discutirmos ações e capacitarmos os coordenadores e demais professores para lidar com situações de crise”.

Confira mais fotos:

capacitacao praec220180827112348

capacitacao praec320180827112421

Fim do conteúdo da página