Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - SCS > Livraria Universitária Monsenhor Melo possui um dos maiores acervos de obras piauienses do estado
Início do conteúdo da página

UFPI tem aumento de demandas na Gráfica Universitária

Imprimir
Publicado: Quarta, 07 de Fevereiro de 2018, 15h38

Gráficos comemoram  nesta quarta-feira (07) o Dia do Gráfico e ressaltam o aumento das demandas de atendimento

 

WhatsApp Image 2018-02-07 at 15.35.48.jpeg 

Equipe da Gráfica Universitária

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) comemora hoje o Dia do Gráfico. A equipe da Gráfica Universitária (GRAFUFPI) se reúne e fala acerca das demandas de serviços que têm sido realizados. 

Funcionário da GRAFUFPI operando máquina

Em parceria com a Editora Universitária (EDUFPI), os gráficos também são responsáveis por todo o processo de produção de livros e juntos somam de quatro a seis publicações mensais, chegando a totalizar mais de 12 mil exemplares impressos em 2017, como afirma o Fotogravador Francisco Lima, que acrescenta: “Ainda é pouco, mas a nossa perspectiva é de aumentar ainda mais”.

Francisco Lima, Fotogravador da GRAFUFPI

Além da produção de livros, a Gráfica Universitária é responsável pela confecção de folders, banners, materiais informativos, materiais para eventos e departamentos, entre outros. Em 2017, houve ainda a adoção de pastas, blocos e crachás padronizados, também produzIdos pela GRAFUFPI. 

Materiais produzidos pela Gráfica

A Gráfica Universitária também tem parceria com a Comissão Permanente de Seleção (COPESE), prestando serviços de atendimentos como disponibilização da estrutura, pessoal e insumos para a confecção de materiais e provas. Sobre o trabalho que tem sido realizado, Francisco Oliveira, Impressor da GRAFUFPI, comenta: “Temos procurado desenvolver o melhor trabalho possível. Já melhorou muito com a nova administração”. 

Francisco Oliveira, Impressor

Em concordância a Francisco Oliveira, o Fotogravador da GRAFUFPI, Francisco Martins, ressalta as melhorias realizadas na Gráfica e o crescimento das demandas. "Por aqui está tudo bem. A demanda tem sido boa”. Ele ainda afirma sentir-se honrado pelo Dia do Gráfico. 

Francisco Martins, Fotogravador

Fundada em 1976, a GRAFUFPI possui uma história de empenho e união de sua equipe, que mesmo após anos preserva a maioria de seus integrantes. Franklina Ribeiro, Titular da Equipe desde 1980, comenta acerca da sua relação com os colegas e sobre a relevância de seu trabalho. “É uma relação de família, eu gosto daqui. Eu torcia para chegar o domingo e vir pra cá. Aqui é praticamente a minha casa. (...) O que eu faço eu acho importante. E o que eles fazem também”, destaca. 

Franklina Ribeiro, Titular da Equipe Gráfica

Um dos fundadores da Gráfica Universitária, Antonio Soares, confirma a importância não só da GRAFUFPI, mas de todo e qualquer trabalho gráfico. “As gráficas são algo que não se pode viver sem. Jamais se pode viver sem papel. Você jamais vai deixar de ler um livro”, afirma Antonio, integrante da equipe desde 1976, e acrescenta: “Eu sou funcionário daqui há 40 anos e nunca deixei de ser ‘grafeiro’”. 

Antonio Soares, Fundador da GRAFUFPI

Com uma históra de 42 anos, atualmente a Gráfica Universitária atende a todas as demandas de papelaria de todos os campus da Universidade e instituições ligadas a ela, como os Colégios Técnicos e o Hospital Universitário (HU). Já no início de 2018, livros foram produzidos, além de materiais informativos como o “Guia do Calouro”, entre outros.

Fim do conteúdo da página