Página inicial > Últimas Notícias - PROPESQI > Workshop Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Financiamento de Pesquisa

novo marco820180606182235

Na tarde desta quarta-feira (06), a Universidade Federal do Piauí, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação, realizou o Workshop Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Financiamento de Pesquisa, visando a discussão da Lei Federal 13.243, 11 de janeiro de 2016, que é regulada pelo Decreto nº 9.283, de 7 de fevereiro de 2018, e dispõe sobre estímulos ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica, e à inovação.

O evento, que ocorreu na sala de bate-papo do SALIPI, é uma ação conjunta da UFPI, com a Universidade Estadual do Piauí e o Instituto Federal do Piauí, com apoio da FAPEPI e EMBRAPA, a fim de promover discussões destinadas a atender aos requisitos legais e fortalecer internamente mecanismos de estímulo ao desenvolvimento de projetos de cooperação entre empresas, Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICT), e entidades privadas sem fins lucrativos, com foco na geração de produtos, processos e serviços inovadores, além de transferência e difusão de tecnologia.

novo marco620180606181902

Workshop discutiu Novo Marco Legal

Estiveram presentes para compor a mesa de abertura do evento, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; a Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira; o Reitor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Prof. Dr. Paulo Henrique Gomes de Lima; o Vice-Reitor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Prof. Dr. Evandro Alberto; a Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa, Profa. Dra. Maria Zaira Turchi; o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), Francisco Guedes; o Coordenador das Câmaras Setoriais do Estado do Piauí, Sergio Vilela; o Presidente da Câmera Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação do Piauí (CSTIC), Prof. Dr. Bringel Filho; e o Chefe Adjunto de Transf Tecnologia da Embrapa Meio-Norte, Francisco das Chagas Oliveira.

O Reitor da UFPI destacou o evento como essencial para a discussão do tema. “Esse Workshop é de suma importância para os nossos pesquisadores, professores, pois traz a discussão e o conhecimento desse Novo Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação e o Financiamento de Pesquisa. A Ciência e Tecnologia do Brasil está precisando muito de investimento, mas em termo da internacionalização avançou bastante. E esse Novo Marco é de fato um marco”, afirmou.

novo marco1120180606182931

Reitor fala da importância do evento para a UFPI e demais instituições

O Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação da UFPI, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, avalia a realização do evento e a importância dele para a área da pesquisa. “Esse evento Novo Marco Legal na Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação tem um impacto grande sobre o financiamento da pesquisa e como vai se comportar a relação entre governo, universidade e o setor privado. Ele traz uma série de regulamentações, flexibiliza essa relação, há setores que fazem críticas, mas a maioria dos pesquisadores que trabalham com desenvolvimento e inovação acham que foi um grande avanço”, disse.

O Workshop contou com a palestra do Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG), Prof. Dr. Evaldo Ferreira Vilhena, que trouxe ao debate a experiência mineira na construção do Marco Legal de CT&I estadual e formas de capacitação de recursos para o aumento da competitividade e inserção do Brasil na inovação mundial.

novo marco1020180606182722

Prof. Dr. Evaldo Ferreira Vilhena

Confira mais fotos do evento:

novo marco920180606182425

novo marco legal120180606181343