Reitor Gildásio Guedes visita estandes da UFPI em primeiro dia da Expoapi

Imprimir
Última atualização em Quarta, 08 de Dezembro de 2021, 10h22

IMG_6707_1.png

 Reitor Gildásio Guedes com professores do CCA e alunos de zootecnia

O Reitor Gildásio Guedes visitou na manhã deste domingo (5/12) os estandes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) na 70ª edição da Expoapi, no Parque de Exposições Dirceu Arcoverde em Teresina. A Universidade leva à feira demonstrações de experiências científicas e trabalhos voltados à comunidade desenvolvidos pelo Centro de Ciências Agrárias (CCA) e Colégio Técnico de Teresina (CTT). A ideia é ampliar a aproximação com a comunidade e prestar serviços a produtores. O Expoapi segue até 12 de dezembro.

“A Universidade, por meio do CCA e do CTT, traz aos seus estandes uma mostra do trabalho voltado a qualificar os setores da agricultura e pecuária no Piauí, com foco em estar mais perto dos produtores e compartilhar o saber construído na academia. O papel da UFPI é promover a pesquisa que transforma, a pesquisa para a vida, que é útil para as pessoas e ajuda a transformar a realidade que nos cerca”, disse o Reitor Gildásio Guedes, que esteve acompanhando na visita pelo diretor do CCA, Willams Costa e dos professores assessores de extensão do CCA, Acrísio Sampaio e Natasha Almeida.

A UFPI ocupa dois estandes que foram cedidos à Instituição, um fixo e um segundo espaço, disponibilizado pela Associação Piauiense dos Produtores de Zebu (APCZ), que abriga demonstrações dos Laboratórios de Doenças Parasitárias; de Biotecnologia da Reprodução Animal; e de Melhoramento Genético. Os laboratórios prestarão serviços a produtores como mapeamento genético, controle de verminoses e testes andrológicos para medir a capacidade de reprodução dos rebanhos. Durante a Expoapi a UFPI assina acordo de cooperação com a APCZ e irá fazer inseminação para produtores piauienses.

  WhatsApp_Image_2021-12-05_at_15.29.29.jpeg

Durante a visita, o reitor Gildásio esteve também com professores e alunos que participam dos demais espaços dos estandes, como o de empresas incubadas no Núcleo de Estudos, Pesquisas e Processamento de Alimentos (NUEPPA), que exibem ao público a inovação de produtos que estão sendo desenvolvidos, a exemplo da produção de alimentos mais saudáveis à base do aprovetamento do coco babaçu. “ A inovação dos projetos de nossos docentes e alunos gera novos produtos, que atendem aos anseios da população, e é o que estamos mostrando aqui”, disse Gildásio.

WhatsApp_Image_2021-12-05_at_15.31.43_1.jpeg

Participa também dos estandes da UFPI o Colégio Técnico de Teresina (CTT), que exibe animais, mudas criolas e uma casa de vegetação com mudas de hortaliças, para mostrar a viabilidade financeira do uso da estrutura em pequenas propriedades. O visitante pode ainda conhecer os benefícios da “farmácia viva”, com exibição de vegetais do Núcleo de Plantas Aromáticas e Medicinais (Nuplan) do CCA e suas indicações para a saúde.

IMG_6648_1.png

Estandes - O diretor do CCA, Willams Costa, explicou que a presença da UFPI na Expoapi quase não demandou investimentos por parte da Instituição. “Além dos estandes cedidos à Universidade, reaproveitamos materiais para decorar e construir espaços, como a madeira usada nas casas de vegetação, que foi doada de apreensões do Ibama” pontuou. “Estamos aqui para servir à comunidade e auxiliar o estado a alavancar ainda mais sua atuação no agronegócio” completou o professor.