Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Extensão: projeto Show em Casa traz apresentações musicais pela internet dos bolsistas do Coral, Orquestra e Camerata

Última atualização em Segunda, 11 de Mai de 2020, 10h33

música e cia.png

Para os estudantes bolsistas dos projetos de extensão integrantes do Coral, Orquestra e Camerata Professor Emmanuel Coelho Maciel da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os vídeos postados no canal Música & Companhia são atividades passadas pelo Professor e Maestro Samuel Fagundes e já previstas nos planos de trabalho dos projetos. Para o público é uma oportunidade de apreciar o talento dos estudantes, ouvir música de qualidade e aprender sobre musicalização e apreciação musical.

As atividades já eram feitas pelos estudantes e enviadas ao professor e coordenador dos projetos, Samuel Fagundes, por meio de grupos em aplicativos de conversa instantânea, quando surgiu a ideia de mostrar as apresentações para o público usando o canal no YouTube e transformar no projeto de extensão Show em Casa.

“Junto com a professora Cleânia Sales, Pró-Reitora de Extensão e Cultura, tivemos a ideia de colocar isso oficialmente nos quadros da UFPI. As apresentações são realizadas por todos os bolsistas e surgiram como uma espécie de exercício. Já que não podíamos nos reunir, passamos a fazer ensaios, apresentações e mandar para os grupos. Como nem todos os alunos conseguem ter acesso a uma internet boa para a gente fazer um ensaio virtual ou uma live com todo mundo junto, então, combinamos de cada um mandar seus exercícios separados”, explicou o professor.

professor samuel fagundes.jpeg

Professor e maestro Samuel Fagundes

As apresentações são feitas individualmente, em duplas ou em trios, usando diferentes instrumentos musicais, e a proposta é de um show em e de casa. As gravações precisam ser recentes e inéditas. Os projetos faziam muitas apresentações antes do período de isolamento social e essa é uma forma de aproximar virtualmente os estudantes e o coordenador do público que já conhece e aprecia as apresentações musicais dos grupos e, também, de chegar a quem ainda não os assistiu antes.

“Espero que o público receba isso da melhor maneira possível. É uma forma de entretenimento e, também, de conhecer e divulgar o trabalho, ver os artistas que temos e o que é feito por eles. Então, no momento em que está em casa, o público pode ouvir uma música ou vários eventos musicais, além de assistir aulas de musicalização e apreciação musical”, destacou o professor Samuel Fagundes.

O canal já tem até essa segunda-feira (04) doze vídeos postados. Os estudantes que participam dos vídeos são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Extensão (PIBEX) e do Programa Institucional da Orquestra e do Coral (PIBOC) da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), com exceção dos voluntários e ex-alunos Abimael de Moura Costa (vídeo 1) e Darcyel Santos (vídeo 2).

Participam dos vídeos os estudantes: Esther Alexandra Lima, Thalys Micael da Silva Cardeal, Filipi de Souza Silva, Francisco Igor Nascimento Lima, Joeline Conceição de Sousa Rodrigues, Vanessa da Silva Pinho, Marcos da Silva Pinho, Scharlet Amanda Dias Cardoso, Wladir Santos Neto e Ricardo da Silva Macedo.

Acesse aqui e confira as apresentações.