Página inicial > Últimas Notícias - PREX > Projeto de extensão auxilia pacientes em tratamento de feridas complexas em Teresina

Última atualização em Quarta, 03 de Abril de 2019, 17h07

image120190402170541

Quem olha para uma pessoa lesionada pode até pensar no ditado “o tempo cura tudo”, afinal, a ação temporal é responsável por recuperar certas feridas no corpo. No entanto, há um grupo de lesões mais sérias, em que nem o tempo traz o alívio para o sofrimento do paciente. Esse grupo de lesões é conhecido por “Feridas Complexas”.

O termo vem para caracterizar feridas de origens diversas e que afetam a pele e outros tecidos mais profundos. O Ministério da Saúde estimou que, entre 2016 e 2017, houve um aumento em 130% no número de casos e que, se não tratados, podem ocasionar amputações.

É nesse contexto que, em 2017, um grupo de estudantes e professores da Universidade Federal do Piauí reuniu-se para criar o projeto de extensão “Boas Práticas de Enfermagem no Tratamento de Feridas Complexas”, em que se busca ampliar a cobertura e humanizar o atendimento a pacientes em situação crônica e com feridas de difícil cicatrização.

graziele20190402170725

Professora Ana Carolina Floriano, coordenadora do projeto, e extensionistas

“Essas lesões se não tratadas se tornam crônicas”, relata a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Grazielle Freitas, docente do curso de Enfermagem da UFPI. Ela explica que o cuidado adequado possui uma ação direta na qualidade de vida do paciente, além de reduzir custos e abrir mais vagas no sistema de saúde.

“A gente vê que o tratamento de uma ferida crônica pode demorar para cicatrizar e durar até anos. Um paciente que recebe os cuidados corretos, não precisa retornar novamente à internação, reduzindo o ônus do hospital”, explica a coordenadora.

Atualmente, o projeto funciona no Ambulatório de Cuidados de Portadores de Feridas Complexas do Hospital Universitário da UFPI e recebe, em média, cerca de 12 pacientes diariamente. A enfermeira do HU-UFPI, Roxana Mesquita, colaboradora do projeto, explica que o acompanhamento é realizado em conjunto com médicos de diversas especialidades e com auxílio de um parque tecnológico que o hospital dispõe.

“É um projeto muito importante também para os estudantes, porque além de realizarmos a pesquisa e a extensão, também se aprende com o contato com o público a relacionar-se com a família e com o paciente”, diz a enfermeira.

A estudante Juliana Cavalcante é bolsista do projeto e explica que a extensão permite aos alunos adquirir experiência na área. “Atuamos com foco no tratamento e na prevenção de feridas, nós atuamos tanto na internação, quanto no ambulatório, onde treinamos a avaliação de feridas para oferecer a melhor terapêutica para o cliente”.

Assim, o projeto tem o objetivo de incentivar o autocuidado do paciente e aprimorar as técnicas aprendidas em sala. Para ter acesso aos atendimentos deve-se realizar o agendamento no próprio hospital. Os pacientes são encaminhados pelos médicos ao projeto.

O projeto “Boas Práticas de Enfermagem no Tratamento de Feridas Complexas” conquistou o primeiro lugar na área de saúde no 8º Seminário de Extensão e Cultura da UFPI/5ª Mostra de Comunidades, promovido pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura. Atualmente, o projeto é coordenado também pela Ms. Ana Carolina Floriano, com participação de 14 estudantes e três enfermeiras do HU-UFPI na supervisão.

Para atendimentos, é necessário agendar pelo telefone: (86) 3228-5248