Página inicial > Últimas Notícias - PREX > UFPI/PREXC divulga chamada interna para participação no Projeto Rondon operação “João de Barro” – julho/2019

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), divulga a chamada interna para participação do Projeto Rondon – julho/2019, Operação “João de Barro”.

O Edital de seleção para participação da Operação “João de Barro do Projeto Rondon 2019 foi divulgado pelo Ministério da Defesa. Os docentes da UFPI interessados deverão apresentar propostas de trabalhos a serem desenvolvidas no referido Projeto, encaminhando para o email: ,  até o dia 04/10/2018. As propostas enviadas serão avaliadas pela Câmara de Extensão – CAMEX/PREXC e selecionada aquela a ser encaminhada para a organização do Projeto Rondon.

A Operação A Operação "João de Barro" será desenvolvida entre os dias 12 a 28 de julho de 2019, em 10 (dez) municípios do Estado do Piauí a saber: Arraial, Barra D' Alcântara, Dom Expedito Lopes, Francinópolis, Francisco Ayres, Inhuma, Novo Oriente do Piauí, Paquetá, São José do Piauí, Várzea Grande. Terá como Centro Regional (CR) a cidade de Teresina/Piauí.

Cada equipe deverá ser formada por três (3) professores efetivos da UFPI: 1 coordenador, 1 adjunto e 1 reserva, sendo obrigatória a participação de dois (2). Assim, cada equipe será constituída por 10 (dez) rondonistas, sendo 2 professores e 8 alunos de cursos superiores.

Todos os integrantes da equipe, professores e alunos, deverão ser voluntários, nos termos da Lei nº 9.608, de 18 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre o serviço voluntário e dá outras providências. O Ministério da Defesa se responsabilizará pelo transporte, alojamento e alimentação.

Os projetos devem ser escritos escolhendo um dos eixos: A (Cultura, Direitos Humanos, Justiça, Educação e Saúde) ou B (Comunicação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção, e Trabalho). A proposta tem que contemplar todas as áreas do eixo escolhido. Além do projeto referente a um dos eixos citados, poderá, ainda, ser apresentado outro projeto referente ao Eixo C (Comunicação Social).

A UFPI atualmente participa do Projeto Rondon Operação “Parnaíba” janeiro/2019 no município de Jatobá do Piauí, com o projeto coordenado pela Professora Patrícia Napolis, classificado em 3º lugar entre 85 propostas de outras IES. Destacamos a importância da participação desta universidade com propostas de projetos de extensão para a operação “João de Barro”, com vistas a contribuir para o processo de formação dos seus acadêmicos e para acentuar o seu papel de atuação no desenvolvimento de melhorias junto aos setores sociais menos favorecidos dos municípios do nosso estado.

Confira o Edital Nº 87/2018.