Página inicial > Últimas Notícias - PREX > ANAIS do V Seminário de Extensão e Cultura da UFPI

ANAIS do V Seminário de Extensão e Cultura da UFPI

APRESENTAÇÃO

Com satisfação, apresentamos os ANAIS do V Seminário de Extensão e Cultura da UFPI: Curricularização da Extensão e o Protagonismo Estudantil. Estas discussões reafirmem os pressupostos estabelecidos pela política nacional de extensão universitária, sobremaneira em seu objetivo de “reafirmar a Extensão Universitária como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, além de indispensável na formação do estudante, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade” (FORPROEX, 2006, p. 6). Este documento emanado do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras, que direciona os objetivos da extensão universitária, aponta também para o reconhecimento da atividade extensionista por parte do Poder Público e da comunidade universitária como dimensão relevante da atuação universitária “integrada a uma nova concepção de universidade pública e de seu projeto político-institucional”. (id. Ibid. p.6).

O V Seminário de Extensão e Cultura da UFPI: Curricularização da Extensão e o Protagonismo Estudantil teve como foco central a concepção de uma nova flexibilização curricular, menos rígida e mais adequada às necessidades de formação de profissionais cidadãos e isto exige uma reformulação conceitual da matriz curricular que “abandone as práticas vigentes de caráter instrucionista, o número excessivo de créditos e de disciplinas encadeadas” (FORPROEX, 2006, p.9). Dessa forma, as discussões de uma nova política de extensão universitária passa pelo processo interno de flexibilização curricular, um novo paradigma curricular no qual seja evidenciado a inevitável indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, enquanto eixo de formação do estudante universitário, e que venha a se transformar em espaço de produção de conhecimento.

Estes documentos partem da compreensão da necessidade de se realizar, local, regional e nacionalmente, discussões sobre a práxis da extensão, seus limites, avanços e contradições em busca de um perfil da extensão no seio da universidade em alguns eixos norteadores: política de gestão, infraestrutura, relação universidade e sociedade, plano acadêmico e produção acadêmica, tendo como intermediária nesta relação a universidade pública e o conjunto de políticas públicas norteadas pelo Plano Nacional de Cultura, pelo Plano Nacional de Extensão, pelo Plano Nacional de Educação, pelas Diretrizes da Política de Extensão Universitária que norteiam a UFPI e as coirmãs participantes (UESPI, IFPI, ICF, UNINOVAFAPI, FACID-DEVRY, MAURÍCIO DE NASSAU), e diversos documentos emanados do Fórum de Pró-Reitores de Extensão (FORPROEXT) que norteiam as discussões acadêmicas da política extensionista.

Por fim, a Universidade Federal do Piauí e parceiras do Ensino Superior do Piauí, através da Pró-Reitoria de Extensão, buscou com mais este evento chamar a atenção para a participação da Universidade na elaboração das políticas públicas voltadas para a maioria da população, bem como lutar para que ela se constitua como organismo legítimo para acompanhar e avaliar a implantação das mesmas; além disso, defender um financiamento público, transparente e unificado, destinado à execução das ações extensionistas em todo território nacional, viabilizando a continuidade dos programas e projetos; e também, de reforçar o compromisso ético, de respeitar a pluralidade cultural e a de compreender e assegurar a participação de todos os segmentos que compõem a sociedade contemporânea neste lócus de discussão e apresentação de resultados efetivos de ações públicas, particularmente aquelas desprotegidas e afetadas por crises humanitárias.

As discussões tiveram como foco as ações extensionistas no contexto acadêmico e social nas diversas áreas temáticas: Cultura, Arte, Comunicação, Direitos Humanos, Justiça, Inclusão Social, Educação, Meio Ambiente, Saúde, Tecnologia e Produção e Trabalho.

Confira arquivo aqui.

Instruções para navegação no arquivo:
1. CTRL+F para pesquisa por PALAVRAS
2. A partir do SUMÁRIO clicando no Título ou na página que você será arremessado diretamente à página.
3. UP - (Seta para Cima) / DOWN (Seta para Baixo)
Page Up (Página para cima) / Page Down (Página para baixo)
CTRL + END (Página Final / CTRL + HOME (Página Inicial)
4. Utilizando o Botão LOCALIZAR.

Profª. Drª. Zulmira Lúcia Oliveira Monte - Coordenadora