Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PREG > Comunicado: frequências dos Monitores Remunerados e dos Monitores Não RemuneradosComunicado: frequências dos Monitores Remunerados e dos Monitores Não Remunerados
Início do conteúdo da página

Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório para Coordenadores de Estágio de Curso da UFPI

Imprimir
Publicado: Segunda, 21 de Agosto de 2017, 16h01

seminario nti

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG), por meio da Coordenadoria de Estágio Obrigatório (CEO), em parceria com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI), realizou na manhã desta segunda-feira (21), no Auditório do Curso de Química, o Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA).

O evento foi destinado para os Coordenadores de Estágio de Curso do campus sede e teve o objetivo de informar e qualificar os Coordenadores de Estágio de Curso, para a utilização do Módulo de Estágio no SIGAA.

O Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos, explica como funciona o Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório/ SIGAA. “Essa apresentação é a transformação de um sistema que era feito manualmente no papel para um sistema eletrônico feito em ambiente virtual pelo SIGAA. No modelo antigo que era o modelo manual demorava três meses pra serem concluídos, este semestre pelo módulo eletrônico, os termos vão demorar um mês apenas. A partir do próximo semestre a ideia é que o termo seja concluído em uma semana, ou seja, todo o sistema é para facilitar a vida do aluno, do professor orientador e do coordenador de estágio do curso e também para dar maior eficiência a todo o sistema”, disse.  

nelson juliano

Pró-Reitor de Ensino de Graduação, Prof. Dr. Nelson Juliano Cardoso Matos

O Coordenador de Sistemas do NTI, Euclydes Gregório de Melo, fala sobre a expansão do sistema. “Basicamente, já vinha sendo tocado um projeto piloto com o curso de Computação ao longo de quatro semestres letivos, e nesse semestre vamos expandir para os demais cursos de modo que toda gestão do estágio curricular obrigatório desde a oferta do estágio até a consolidação desse componente vai ser feita via sistema pelo coordenador de estágio de cada curso”, explica.

euclydes

Coordenador de Sistemas do NTI, Euclydes Gregório de Melo

A Coordenadora do Estágio Obrigatório, Maria Rosalia Ribeiro Brandim, destaca como será o cronograma e objetivos  da atividade  do Módulo de Estágio Obrigatório. "A partir do turno da tarde desta segunda-feira (21), o NTI deve já disponibilizar a ferramenta para os coordenadores de estágio de curso. São eles que vão fazer esse manuseio, esse cadastro da documentação do aluno, do acesso ao módulo de todos os convênios que a Universidade têm para estágios obrigatórios vagos que estão lá no módulo. Deste modo, o módulo possui os seguintes objetivos: permitir a solicitação e o cadastro dos convênios de estágio dentro de um sistema seguro sem erros, de forma ágil. O coordenador de estágio de cada curso vai realizar o cadastro avulso, porque os nossos alunos já estão todos matriculados nas turmas de disciplina de estágio, então esse módulo vem para trabalhar o cadastro da documentação, ele não tem interferência no tipo de componente curricular, que continua do jeito que já está". 

maria rosalia

Coordenadora do Estágio Obrigatório, Maria Rosalia Ribeiro Brandim

O evento segue até quarta-feira (23), com os Coordenadores de Estágio de Curso dos campi fora de sede. O Seminário de Apresentação do Módulo de Estágio Obrigatório no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas será ministrado através de videoconferência.

Fim do conteúdo da página