Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

NAU divulga informativo com orientações de prevenção contra coronavírus para pessoas com deficiência

Imprimir
Publicado: Terça, 12 de Maio de 2020, 22h33

A equipe do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI) produziu um informativo com orientações de prevenção contra coronavírus para pessoas com deficiência. Para elaborar o guia, a equipe do NAU se baseou em fontes oficiais como a Organização Nacional dos Cegos e o Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos, seguindo ainda as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para Dilma Andrade, coordenadora do NAU, o guia é importante porque traz algumas orientações básicas de como que deve proceder a questão da higienização para prevenção contra o coronavírus. “Por exemplo, a pessoa cega usualmente a gente orienta que a pessoa segure no cotovelo da outra para guia-lo, mas como a orientação da OMS é de: quando a pessoas espirrar, ela fazer isso no antebraço, uma das orientações agora, que muda com esse procedimento, é que a pessoa cega ao invés de segurar no cotovelo da pessoa, ela deve segurar no ombro para ser guiada.” Destaca a coordenadora.

O Informativo contém orientações para pessoas com deficiência visual, física, auditiva/surdez, surdocegueira, intelectual e ainda para cuidadores, atendentes pessoais e equipe de home care. Todas as orientações do informativo são essenciais para que as pessoas com deficiência e a sociedade em geral possam passar por esse período de pandemia com mais tranquilidade.

Confira aqui informativo

Fim do conteúdo da página