Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > NAU divulga informativo com orientações de prevenção contra coronavírus para pessoas com deficiência
Início do conteúdo da página

NAU divulga informativo com orientações de prevenção contra coronavírus para pessoas com deficiência

Imprimir
Última atualização em Terça, 12 de Mai de 2020, 22h33

A equipe do Núcleo de Acessibilidade da Universidade Federal do Piauí (NAU/UFPI) produziu um informativo com orientações de prevenção contra coronavírus para pessoas com deficiência. Para elaborar o guia, a equipe do NAU se baseou em fontes oficiais como a Organização Nacional dos Cegos e o Ministério da Mulher e dos Direitos Humanos, seguindo ainda as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para Dilma Andrade, coordenadora do NAU, o guia é importante porque traz algumas orientações básicas de como que deve proceder a questão da higienização para prevenção contra o coronavírus. “Por exemplo, a pessoa cega usualmente a gente orienta que a pessoa segure no cotovelo da outra para guia-lo, mas como a orientação da OMS é de: quando a pessoas espirrar, ela fazer isso no antebraço, uma das orientações agora, que muda com esse procedimento, é que a pessoa cega ao invés de segurar no cotovelo da pessoa, ela deve segurar no ombro para ser guiada.” Destaca a coordenadora.

O Informativo contém orientações para pessoas com deficiência visual, física, auditiva/surdez, surdocegueira, intelectual e ainda para cuidadores, atendentes pessoais e equipe de home care. Todas as orientações do informativo são essenciais para que as pessoas com deficiência e a sociedade em geral possam passar por esse período de pandemia com mais tranquilidade.

Confira aqui informativo

Fim do conteúdo da página