Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Reitor recebe imprensa para tratar de bloqueio de recursos do MEC para as IFES

Reitor recebe imprensa para tratar de bloqueio de recursos do MEC para as IFES

Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 10h40

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, recebeu na manhã dessa terça-feira (7), no Salão Nobre da Reitoria, jornalistas de diferentes veículos de comunicação de Teresina para tratar sobre o bloqueio de 30% dos recursos do Ministério da Educação (MEC) para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES).

Segundo o Reitor, o bloqueio representa um corte total de mais de 33 milhões de reais e vai afetar programas de ensino, pesquisa e extensão da UFPI. O corte prejudica os serviços de vigilância, limpeza, fornecimento de energia e água, manutenção de equipamentos, transporte, dentre outros. O bloqueio anunciado representa aproximadamente 50% dos recursos previstos no orçamento para o período de maio a dezembro.

NOTA IMPRENSA UFPI 2019 CANON2019050713101620190508103639

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da Universidade Federal do Piauí

“Esse bloqueio já se concretizou e tomamos algumas medidas no sentido de fazer com que o impacto seja o menor possível, mas estamos contando com a reversão desse bloqueio, porque se não for revertido, não vamos conseguir chegar ao final do ano com a universidade funcionando plenamente.”

O Reitor destacou algumas medidas adotadas pela UFPI para o contingenciamento de gastos. “Vamos ter uma redução de 40% no quadro de pessoal terceirizado, suspendemos as viagens com transportes da universidade para congressos e eventos, e não renovamos o contrato de telefonia celular a partir do mês de maio. São algumas medidas que não têm tanto impacto no dia-a-dia, mas vai prejudicar a qualidade do ensino, pesquisa, extensão e pós-graduação da nossa universidade“, informou o Reitor.

NOTA IMPRENSA UFPI 2019 CANON 52019050713173820190508103742

Salão Nobre da Reitoria da UFPI

O Reitor viaja nessa terça-feira (7) para Brasília, onde participa de reunião com a Comissão de Orçamento da Andifes para tratar sobre os orçamentos de 2019 e 2020.

Além dessa ação, a UFPI tem atuado em outras frentes de mobilização. “Estamos procurando, a princípio, informar à sociedade o que efetivamente está acontecendo com relação ao ensino superior no país e, mais especificamente, com relação a esse bloqueio de 30% para o financiamento das universidades. A Universidade tem buscado essa parceria com a sociedade e também estamos ampliando essa parceria com a OAB, IFPI, UESPI e EMBRAPA. A ideia para a pauta da próxima semana é trazer a bancada parlamentar junto com esses gestores das instituições de ensino e de pesquisa e tentar mostrar qual será o impacto no funcionamento dessas instituições se efetivamente se mantiver esse bloqueio de 30%. Mais do que isso: o impacto na formação, na qualificação e no desenvolvimento do Estado, a partir daqui que nós formamos, qualificamos, geramos conhecimento e transferimos esse conhecimento para a sociedade, para que ela possa se utilizar dessas informações, dessas tecnologias e inovações para se pensar o desenvolvimento do país em todas as áreas“, informou a Vice-Reitora Nadir Nogueira.

IMG 0nota a impressa20190508103833

Coletiva de Imprensa