Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Campus de Bom Jesus inaugura prédio do Núcleo de Assistência Estudantil

Campus de Bom Jesus inaugura prédio do Núcleo de Assistência Estudantil

nae bom jesus 12019031816442320190319090037

Os estudantes do Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, contam, agora, com o mais novo espaço adequado para os atendimentos voltados aos programas de Assistência Estudantil que a Universidade Federal do Piauí oferece ao corpo discente. O prédio recebe o nome da professora Cláudia Figueiredo Duarte Vieira (in memoriam) pelo relevante serviço prestado na área da educação, junto à toda comunidade acadêmica de Bom Jesus e microrregião.

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, enviou um vídeo cumprimentando o Campus pela aquisição da nova estrutura do NAE destacando a importância desse serviço para a assistência estudantil, além de justificar sua ausência.

Captura de Tela 2019-03-19 às 10.36.11.png

Vídeo enviado pelo Reitor da UFPI para apresentação durante inuguração do NAE

O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) foi inaugurado na última sexta-feira, 15/03, em cerimônia com a presença da Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira; da Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Adriana Paiva; do Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Lima; do marido da professora homenageada, Dilermando Vieira; do estudante e diretor do DCE, Bruno Marcos; além de professores, técnicos-administrativos, terceirizados e discentes do campus.

nae bom jesus 52019031816540020190319090330

Inauguração do prédio do NAE de Bom Jesus

Segundo com a Vice-Reitoria, Profa. Dra. Nadir Nogueira, a inauguração do prédio é um momento importante para a UFPI e para o campus, por ser uma estrutura voltada para os estudantes. “Em 2010, o Governo Federal assinou um decreto que reconhecia a assistência estudantil, aprovando o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAE). Com isso, nos deu uma grande oportunidade de pensar uma instituição não apenas voltada para as cotas, gerando a igualdade de oportunidade para o ingresso no Ensino Superior, mas também a permanência com qualidade. Começamos a pensar o NAE, ainda na primeira gestão do Professor Arimatéia, entendendo que a assistência estudantil não era só bolsa, residência e restaurante universitário e sim uma equipe com pedagogos, psicólogos, dentistas, assistentes sociais, nutricionistas. Uma equipe que pudesse, realmente, ajudar o estudante na permanência para a conclusão do curso com competência cientifica e formando cidadão digno. Para mim é uma alegria e me sinto honrada em vivenciar esse momento, que é a entrega do NAE ao CPCE”, relata a Vice-Reitora.

nae bom jesus 32019031816473420190319090458

Profa. Dra. Nadir Nogueira, Prof. Dr. Stélio Lima e Profa. Dra. Adriana Paiva

Segundo a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Adriana Paiva, a assistência estudantil é vital para a universidade. “Tenho sempre colocado em minhas reuniões com a administração superior a necessidade da assistência estudantil ter uma estrutura e uma equipe eficaz para trabalhar efetivamente em prol da assistência e da educação. O estudante que ingressa precisa ser acolhido e ter apoio, e não podemos ver a assistência estudantil só como repasse de benefício, mas como apoio pedagógico, psicológico e entre outros tantos serviços que o NAE oferece. Parabenizo o Campus pela aquisição do prédio e colocamos a PRAEC de portas abertas para todo e qualquer desafio que o campus possa enfrentar”, ressalta a Pró-Reitora.

O Diretor do Campus, Prof. Dr. Stélio Lima, agradeceu a administração superior pela aquisição do prédio do NAE e da alegria em ver um sonho realizado. “Com muita alegria, que nós recebemos a administração superior, representada pela professora Nadir e professora Adriana, para a inauguração do prédio do NAE. É uma conquista da comunidade discente, que com muito trabalho e dedicação da administração superior e de toda a equipe do Campus de Bom Jesus foi possível realizar. Então, é um sonho que se inicia hoje e o trabalho vai continuar para que a gente possa ter o prédio em sua plenitude funcionando”, disse o Diretor.

nae bom jesus 42019031816502820190319090619

Diretor do DCE do Campus de Bom Jesus, estudante Bruno Marcos, destaca a importância da assistência estudantil

O estudante Bruno Marcos, diretor do DCE do Campus de Bom Jesus, falou sobre a importância do NAE, principalmente para estudantes que não são da cidade. “Sou de Itinga, no Maranhão, que fica a 1.600km de distância de Bom Jesus. Quando ficamos sabendo da construção do prédio, ficamos felizes pois a assistência estudantil garante que o estudante se sinta mais à vontade dentro da universidade e que atende às nossas necessidades, evitando transtornos e para nós é motivo de alegria. Nós só temos a agradecer a direção e a administração superior, em nome do Reitor, professor Arimatéia, e da Vice-Reitora, Professora Nadir, por nos dar esse presente e garantir uma melhor qualidade de ensino e de vida”, contou Bruno.