Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Jogos Universitários da UFPI buscam integrar a comunidade acadêmica; etapa final encerra dia (18)
Início do conteúdo da página

Jogos Universitários da UFPI buscam integrar a comunidade acadêmica; etapa final encerra dia (18)

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Abertura da etapa final dos Jogos Universitários da UFPI

Abertura da etapa final dos Jogos Universitários da UFPI

A etapa final dos Jogos Universitários da Universidade Federal do Piauí (UFPI) foi aberta na última segunda-feira (15), com ampla programação, e as atividades encerram hoje, quinta-feira (18). Em sua 4ª edição, os jogos de 2018 têm 9 modalidades esportivas, tendo como diferencial a implementação, em relação às edições anteriores, da corrida de rua, de 5km, acessível à comunidade externa. Esse ano foram 1992 inscritos, o que simboliza um grande crescimento e reforça o interesse do corpo discente pelo esporte.

A corrida correspondeu à competição de Atletismo, e também teve a Associação dos Docentes da Universiade Federal do Piauí (ADUFPI) como parceira, em comemoração ao dia do professor. Com todos em quadra, no Setor de Esportes, o grupo Afoxá se apresentou antes que os convidados à mesa falassem aos presentes. Após os pronunciamentos e agradecimentos, o café da manhã oferecido foi acompanhado pela apresentação musical dos alunos Esther Lima e Chico Nascimento, do curso de Música da UFPI.

Esther Lima e Chico Nascimento, alunos de Música da UFPI em apresentação musical

na Quadra do Setor de Esportes

A Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, enfatiza sobre o resgaste dos jogos e a força social que eles têm. “Esse evento foi resgatado no início da nossa gestão (2012), pela necessidade de reunir nossos alunos em torno do esporte, cultura e da arte. E essa missão foi e está sendo muito bem cumprida pela PRAEC, que tem agora como parceira, a PREXC. Nós temos uma UFPI com quatro campus fora de sede e, nesse momento, ela é uma única UFPI, em nome do esporte”, diz a Vice-Reitora.

 

Profa. Dra. Nadir Nogueira, Vice-Reitora da UFPI

O Prof. Emídio Matos, do curso de Educação Física da UFPI e um dos organizadores dos Jogos, explica o que foi pensado sobre a organização e quais as modalidades de competição. “Em maio, quando começou a organização, nós ouvimos todo mundo, porque a ideia é incluir alunos em todas as comissões. Esse ano tivemos 9 modalidades: Futebol, Futsal, Voleibol, Handebol, Voleibol de Areia, Atletismo (corrida), Badminton, Tênis de Mesa e Basquete. Então, nós ampliamos, para que mais pessoas pudessem participar”, ressalta Emídio.

Prof. Emídio Matos, do curso de Educação Física da UFPI

A estudante Mariana Silva, do curso de Agronomia, do campus de Bom Jesus, fala que sempre teve um apreço pelo esporte e pontua a importância da prática. “Eu comecei a praticar esportes no ensino médio. Agora, a expectativa é de vencer e ter experiências, e é uma sensação muito boa estar aqui, representando minha cidade. E o esporte é muito importante para a saúde, então temos que praticar”, destaca a aluna.

Mariana Silva, estudande de Agronomina, Bom Jesus

A Profa. Dra. Cleânia Sales, Pró-Reitora da PREXC, relata que participar do evento é uma experiência enriquecedora. “Compreendemos que os jogos são um evento de extensão, que busca integralizar e que ajuda na formação do aluno voltada à cidadania. Como evento de extensão, vai haver certificação para os organizadores, atletas e para todos que se envolveram e participaram ativamente do evento”, pontua.

Profa. Dra. Cleânia Sales, Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC)

A organização do evento atualmente é da Pró-Reiroria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), além do Departamento de Educação Física e representantes dos câmpus de Bom Jesus, Floriano, Picos e Parnaíba. A PRAEC considera o esporte um fator de socialização. A preocupação é promover os jogos esportivos não só do ponto de vista da saúde, mas de promoção desse ambiente de socialização, de troca de experiências.

Fim do conteúdo da página