Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > CONFIRA O RESULTADO DA BAE, ITA E RESIDÊNCIA UNIVERSITÁRIA
Início do conteúdo da página

PRAEC ITINERANTE no CPCE

Imprimir
Publicado: Terça, 15 de Maio de 2018, 16h06

PRAEC 220180509141424

     

     A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí – PRAEC realizará, no mês de Maio de 2018, a PRAEC ITINERANTE nos Campi universitários de Bom Jesus (CPCE) e Floriano (CAFS). Trata-se de uma ação que possibilitará uma aproximação dos Campi fora de sede com a PRAEC, com o objetivo de levantar demandas específicas in loco e propor soluções plausíveis e compartilhadas, em médio e curto prazos, no sentido de aprimorar a Assistência Estudantil na UFPI.

     A Professora Dra. Adriana de Azevedo Paiva - Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI comenta que a PRAEC, através da Pró-Reitoria, da Coordenadoria de Assistência Comunitária, da Coordenadoria de Nutrição e Dietética e do Núcleo de Acessibilidade, estará participando de atividades no CPCE no dia 18/05/2018. A proposta é de levantar as demandas da Assistência Estudantil e da Acessibilidade no Campus, a partir da realização de vistas técnicas aos espaços ocupados por serviços e ações relacionadas à AE, bem como, através do diálogo com os diversos segmentos do Campus, quais sejam estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes e gestores.

     "A nossa expectativa é de que seja uma excelente oportunidade de integração, compartilhamento de ideias e propostas na construção de caminhos. Estaremos trabalhando também no sentido de unificar e alinhar procedimentos metodológicos no acompanhamento dos beneficiários da PRAEC. Esperamos conversar sobre a atual situação da AE nas Universidades Brasileiras, em especial na UFPI e no CPCE, e juntos traçarmos diagnósticos de prioridades no Campus, e pensarmos sobre possíveis soluções a curto, médio e longo prazos." (Adriana de Azevedo Paiva)

     A professora Dra. Jamylla Mirck Gerra ressalta que, o Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE) recebe alunos de diferentes Estados, cada um com suas características culturais próprias, das mais diversas classes sociais. É muito importante que todos sejam bem acolhidos e recebam as condições necessárias para seguir a trajetória acadêmica. O Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) do CPCE conta com profissionais qualificados para melhor prestar esse atendimento aos nossos alunos.

     "Temos grandes expectativas para a vinda da equipe da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), uma vez que poderão ver de perto as atividades que estão sendo desenvolvidas no Campus e entender melhor nossa realidade para que, juntos, possamos sempre procurar melhorar as ações voltadas para o público discente, além de capacitar os servidores para melhor atender as necessidades do nosso alunado." (Jamylla Mirck Gerra)

A programação para o CPCE segue abaixo:

Programação

Dia 18/05/2018 - Sexta-feira

8:00h às 10:30h

Reunião Ampliada – PRAEC (Pro-Reitora, Coordenadora de Assistência Estudantil, Coordenadora de Nutrição e Dietética, Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade), Núcleo de Assistência Estudantil, Direção de Campus e demais interessados.

8:00h às 8:30h

Acolhimento e apresentação dos participantes.

8:30h às 8:50h 

Panorama atual e desafios da Assistência Estudantil no Brasil e na UFPI: Profa. Adriana Paiva (Pro-Reitora).

8:50h às 9:30h

Considerações específicas da CACOM, CND e NAU.

9:30 às 10:30h

Dialogando com os gestores do CPCE: avanços e desafios da AE no CPCE - identificando prioridades e idealizando caminhos para a AE e a acessibilidade na UFPI.

10:30h às 10:50h

Intervalo

10:50h às 12:10h

Visitas técnicas aos setores relacionados com a AE.

12:00h às 14:00h

Almoço

14:00h às 15:30h 

Reunião Específica I:

◦ Pro-Reitora e Diretor do Campus: Jogos Universitários e outras demandas.
◦ CACOM/NAU com NAE;
◦ CND com RU.

15:30h às 15:50h

Intervalo

15:50h às 17:30h 

Reunião Específica II: 

◦ CACOM com NAE: trabalhando questões específicas do acompanhamento dos
estudantes assistidos;
◦ CND com RU;
◦ NAU com Coordenadores de Cursos e discentes da Educação Especial.

17:30h às 19:00h

Reunião com representantes discentes.

19:00h às 20:00h

Avaliação da PRAEC Itinerante, aprovação de relatório sucinto devisita e encerramento: constando entendimentos, demandas, prioridade.

 

Fim do conteúdo da página