Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC disponibiliza questionário de avaliação da assistência estudantil

PRAEC disponibiliza questionário de avaliação da assistência estudantil

Com o objetivo de melhor gerir e apontar as principais demandas da política de assistência estudantil, a Universidade Federal do Piauí disponibiliza para a comunidade universitária um questionário de avaliação dos programas assistenciais que a Instituição oferece.

A Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza Batista, que atuou como Diretora de Informações e Avaliação Institucional da UFPI e atualmente é docente aposentada da Instituição, explica que a assistência estudantil é hoje um dos itens mais importantes dentro das políticas inclusivas, que são aquelas que permitem que o estudante se mantenha na educação superior enquanto cursa a sua graduação. A ideia do questionário surgiu como parte da pesquisa que ela vem desenvolvendo em sua tese de novo doutorado, e o objetivo é transformá-lo em uma ferramenta capaz de melhorar a qualidade das ações de assistência estudantil da Universidade.

profa carminha

Profa. Dra. Maria do Carmo de Souza Batista idealizadora do questionário

“Sou docente aposentada da UFPI, mas no momento estou fazendo mais um doutorado em Educação e trabalho com as políticas inclusivas, com foco na avaliação da política de assistência estudantil na perspectiva da permanência do estudante na universidade. Para isso, estou contando com a colaboração da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) na elaboração de um questionário onde o estudante de graduação, seja presencial ou a distância, bem como o técnico-administrativo e o docente, possam contribuir com a gestão dessa política, apontando quais são os principais tipos de auxílios que a PRAEC deve ofertar, como isso deve ser feito, se os auxílios até então institucionalizados são suficientes, acerca também da divulgação, etc. Enfim, todas essas questões estão organizadas em um questionário disponibilizado na página da UFPI, no SIGAA”, explica.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva, afirma que quando a nova gestão assumiu, em julho de 2017, um dos maiores desafios que se lançou foi justamente a questão da avaliação da assistência estudantil e enfatiza a importância da participação de toda a comunidade universitária nesse processo de avaliação que visa a melhoria e a ampliação das ações da PRAEC, pensando na perspectiva da inclusão social e da qualidade de vida dos estudantes.

profa adriana

Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana de Azevedo Paiva

“Hoje, a avaliação das ações da assistência estudantil está pautada em indicadores que tomam como base apenas o desempenho do estudante. E o desafio que nos foi lançado foi de executarmos uma avaliação pautada em indicadores mais qualitativos. Por meio da proposta da Profa. Maria do Carmo, encontramos uma forma de pôr em prática essa avalição. Esperamos que a partir dessa iniciativa essa avaliação seja uma ferramenta permanente de avaliação das ações de assistência estudantil da UFPI. Trata-se de um questionário desenvolvido com o objetivo de levantar as principais demandas, de avaliar o que foi feito até o momento e subsidiar as novas ações que iremos planejar a partir de 2018. O questionário é voltado tanto para os estudantes de graduação como para os técnicos-administrativos e docentes. Todos podem estar contribuindo para a melhoria da assistência estudantil da nossa Universidade”, destaca.

Clique aqui para acessar o questionário.

Confira o vídeo aqui.