Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Encerramento da campanha “Setembro Amarelo na UFPI: valorização da vida e prevenção do suicídio”

DSC 0247

A campanha “Setembro Amarelo na UFPI: valorização da vida e prevenção do suicídio”, promovida pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), foi encerrada nessa quarta-feira (27), com a promoção de palestra, mesa-redonda e distribuição de laços, alusivos à campanha.

DSC 0257 1

O evento teve início às 14h, no Cine Teatro da UFPI, com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; Vice-Reitora da UFPI, Prof. Nadir do Nascimento Nogueira; Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), Profa. Dra. Adriana Paiva; Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Extensão, Profa. Dra. Cleania Sales; Diretor do Centro de Ciências da Saúde (CCS),  Prof. Dr. Viriato Campelo; equipe da PRAEC, estudantes e docentes da Instituição.

DSC 0251

Em sua fala, o Reitor Arimatéia Lopes elogiou a atuação da PRAEC na condução da campanha e deixou uma mensagem de otimismo para os presentes. Após a fala da Pró-Reitora Adriana Paiva, o psicólogo Dr. Carlos Henrique de Aragão Neto proferiu a palestra “Relação entre Automutilação e Suicídio”. A mesa-redonda “Conversando sobre Suicídio”, foi realizada após a palestra e contou com a participação do Prof. Dr. Luizir de Oliveira, Profa. Dra. Márcia Astrês, Prof. Dr. Benedito Carlos de Araújo Júnior e o psiquiatra Dr. Ralph Webster Cavalcante Trajano, e mediação do psicólogo e chefe do Serviço de Apoio Psicológico da UFPI/PRAEC, Carlos Eduardo Leal. Os participantes receberam laços amarelos, símbolo da campanha.

IMG 4895

A Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana Paiva, avaliou a campanha como muito positiva. “Todo o planejamento foi pensado no sentido de ampliar a campanha este ano e de agregar mais setores da universidade, mais estudantes, mais professores, e, nesse sentido, atendeu a expectativa. A participação foi maior do que imaginávamos. O encerramento superou as nossas expectativas pela qualidade e pelo nível do que foi apresentado. Tivemos a palestra inicial com Dr. Carlos Aragão, que é uma grande autoridade nessa área do estudo do suicídio e da automutilação, e, logo após, tivemos a mesa-redonda que foi linda, de alto nível, multiprofissional, com abordagens complexas, aprofundadas e formada por enfermeira, psicólogo, filósofo, sociólogo e psiquiatra”, destacou.

Segundo a Pró-Reitora, o grupo começa agora a planejar as ações para o ano que vem. “Já abrimos portas para o Setembro Amarelo de 2018, quando os professores já se comprometeram em participar. Vamos pensar com mais antecedência as ações para que elas sejam realizadas durante todo o setembro e no dia 10 possamos realizar uma ação que envolva mais estudantes e, dessa forma, consigamos tornar o Setembro Amarelo na UFPI uma ação anual, com projeções durante os outros meses do ano”, informou.

Como extensão das ações realizadas durante a campanha, a Pró-Reitoria anunciou que serão feitas rodas de conversa nas residências universitárias da UFPI.

Setembro Amarelo na UFPI

Nessa edição do Setembro Amarelo na UFPI, foram realizadas rodas de conversa, palestra, mesa-redonda e a entrega de laços amarelos. As ações contaram com a parceria de professores, estudantes e pesquisadores da UFPI, além do Centro de Valorização da Vida (CVV) e PROVIDA, serviço gerenciado pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), que funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo.

UFPI em plantão pela vida

A PRAEC oferece, de forma permanente, o Serviço de Apoio Psicológico (SAPSI). O SAPSI desenvolve ações de promoção à saúde mental da comunidade universitária, intervindo nos problemas psicossociais e psicoeducacionais que interferem na permanência e no desempenho acadêmico do estudante na universidade. “Temos esses dois serviços que auxiliam mais diretamente a comunidade universitária: o setor pedagógico, que oferece apoio na questão do aprendizado e nas dificuldades que o estudante tem de concentração. Esse serviço tem uma relação direta com a qualidade do estudo e de vida, porque ajuda o estudante a fazer o seu planejamento de estudo e acaba evitando casos de ansiedade e depressão, e melhora o rendimento. O outro é o serviço de psicologia que presta acompanhamento e atendimento individualizado. Temos hoje dois psicólogos efetivos e a probabilidade é de ampliar esse quadro para ampliarmos, também, as nossas ações”, informou a Pró-Reitora Adriana Paiva.