Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Acessibilidade: Novas obras de urbanização iniciam este ano

Acessibilidade: Novas obras de urbanização iniciam este ano

Enquanto Instituição comprometida com o estímulo à criação cultural, o desenvolvimento do pensamento reflexivo e o desenvolvimento da sociedade brasileira, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) aplica uma política de educação inclusiva nos pilares de ensino, pesquisa e extensão.

Por meio de reformas estruturais e do fomento à discussão sobre a acessibilidade a pessoas com necessidades educacionais específicas, a UFPI tem por objetivo dar base para os portadores de necessidades especiais se manterem na Universidade e se capacitarem para o mercado de trabalho.

Neste sentido, todas as medidas de serviços de urbanização, paisagismo e sinalização que incluem rampas de acessibilidade dos Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Centro de Ciências da Educação (CCE) e Centro de Ciências da Natureza (CCN), por meio da Prefeitura Universitária (PREUNI/UFPI) estão sendo providenciadas pelo Processo de Nº 23111.011377/2014-46, referente à licitação por Tomada de Preço, com início dos serviços previstos para o inicio de agosto. O Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destaca ações realizadas pela administração superior para garantir uma educação inclusiva para além da sala de aula.

"No dia 30 de maio, foi publicada a tomada de preços 06/2014, a respeito da contratação de serviços para execução de obras de Urbanização, Paisagismo e Sinalização dos centros CCHL, CCE e CCN2 e incluem acessibilidade. O resultado dessa tomada de preço foi julgado no dia 1º de julho e os serviços deverão ter início ainda até o início de agosto", afirma.

A UFPI esclarece que algumas rampas, como as do CCHL, já estão passando por serviços de manutenção, por meio do Pregão N° 38/2014, com conclusão prevista para os próximos dias. A Instituição realiza, ainda, com o apoio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC/UFPI), encontros e simpósios em que se discute a importância de promover ensino inclusivo e de qualidade.

Projetos Futuros

Núcleo de Acessibilidade da UFPI:

Projeto do prédio do Núcleo de Acessibilidade da UFPI

Como parte da iniciativa em integrar os portadores de necessidades especiais no ensino superior, atendendo toda a sociedade acadêmica com algum tipo de deficiência, a UFPI está com processo de licitação inicializado para a construção do Núcleo de Acessiblidade. O início das obras está previsto para este ano e dentre as instalações do prédio estão rampas adequadas, sinalização com piso tátil, sinalização e sala de impressão em braile e auditório adaptado.

Biblioteca:

Vice-reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira, recebe exemplar de publicação em braile doada pelo Senado

Este ano, durante a 12ª Salão do Livro do Piauí (Salipi), o Senado Federal, em parceria com a UFPI, disponibilizou obras em braile e publicações formadas por textos da legislação federal e estadual para a Biblioteca Jornalista Carlos Castello Branco da UFPI.

Além dessa conquista, estão previstas as construções das salas de áudio-livro e produção audiovisual na Biblioteca, contribuindo no objetivo de adequar e oportunizar o acesso aos deficientes visuais na universidade.