Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC realiza IV Seminário de Ass. Estudantil sobre as desigualdades acadêmicas

PRAEC realiza IV Seminário de Ass. Estudantil sobre as desigualdades acadêmicas

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), realizou nesta terça-feira (19) o "IV Seminário de Assistência Estudantil: Os Desafios da Política Diante das Desigualdades Sociais e Acadêmicas", realizado no Auditório do CCE, com o propósito de refletir sobre a prática dos profissionais que executam a política de assistência estudantil no âmbito da UFPI.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Dra. Cristiane Batista Bezerra Torres ressaltando a importância de iniciativas como este evento para desenvolver uma melhor política de assistência estudantil. “A política de assistência estudantil deve desenvolver programas de caráter amplo para reduzir as taxas de evasão escolar. É possível um envolvimento da instituição com um trabalho conjunto e sistemático para diminuir essas dificuldades.”, afirma a Pró-Reitora.

O debate foi iniciado com a apresentação da Profa. Dra. Guiomar de Oliveira Passos que falou sobre a "A Democratização do Ensino Superior no Brasil e os Novos Desafios para a Universidade Pública", onde fez um panorama sobre a democratização do ensino revelando estudos quanto ao acesso considerando os obstáculos econômicos, culturais e sociais resultando na dificuldade da formação acadêmica. “Muitos alunos tem dificuldade de manter um ritmo escolar devido a formação no ensino médio e quando tem acesso ao ensino superior se depara com uma realidade totalmente diferente que pode até o desestimular a seguir a graduação. “, ressalta.

Profa. Dra. Guiomar de Oliveira Passos

Na segunda palestra o Prof. Dr. Francis Musa Boakari, Doutor em Sociologia da Educação pela University of Iowa (EUA) proferiu a palestra com o tema: "Ações Afirmativas no Ensino Superior e Inclusão Social pela Educação”, fez um panorama sobre as questões de ações afirmativas adotadas nas políticas públicas na sociedade brasileira relatando as ações para diminuir a vulnerabilidade e as questões de inserção das políticas de cotas na sociedade. “ Encontros desse tipo que fortalecem a participação diversificada e mais questionamentos sobre o que estamos fazendo para fortalecer o ensino superior e as políticas que possibilitem isso.”, pontua.

A estudante Francisca das Chagas Clemente comentou sobre a importância do Seminário de Assistência Estudantil, “Esse é o primeiro que eu participo e achei muito esclarecedor porque tem muitos pontos que a gente não conhece, que a gente nem busca conhecer nossos direitos e muitas dificuldades para chegar até aqui, então está sendo ótimo esse seminário e as questões debatidas está sendo esclarecedor”, afirma a estudante do terceiro período do curso de Pedagogia.

À tarde, o psicólogo Carlos Eduardo, da PRAEC, apresentou e dissertou sobre os índices de reprovação dos alunos dos campi da UFPI, em especial dos que recebem algum tipo de assistência da PRAEC. Segundo o psicólogo, estes alunos têm um desempenho acima da média dos demais, mas ainda é preciso encontrar formas de evitar a repetência de disciplinas e, por tabela, que o aluno não conclua o curso no tempo previsto.

Em seguida, foi realizada uma mesa redonda com a coordenadora de Apoio e Assessoramento Pedagógico da UFPI, Rosa Lina Gomes, e com a professora da UFPI e Mestra em Educação, Lucineide Moraes, na qual houve uma discussão sobre os principais entraves da inclusão de estudantes de baixa renda. Assuntos como cotas e expansão universitária estiveram em pauta.

Na hora do debate, vários alunos auxiliados pela PRAEC deram seus depoimentos, todos emocionantes. “Meu sonho sempre foi estudar, eu tinha sede de estudar, mas eu tive que interromper meus estudos várias vezes.”, diz o estudante Cid Clay Alves. “Aprendi que existe dentro de nós um potencial incalculável. Tudo aquilo que você sonhar é possível.”, conclui.