Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC realiza evento Ação Social para receber os novos estudantes da UFPI

PRAEC realiza evento Ação Social para receber os novos estudantes da UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nesta quarta-feira (13) o evento "Ação Social 2013/2: A UFPI acolhe os novos estudantes" para promover a abertura do ano letivo e dar boas-vindas aos ingressantes na instituição. Por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitário (PRAEC) o evento de acolhimento contou com a participação de diversos setores da universidade apresentando uma programação voltada para os alunos ingressantes conhecerem melhor os benefícios e as ações da UFPI.

A Vice-reitora Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira, no exercício da reitoria, esteve no espaço Rosa dos Ventos para realizar a abertura solene da atividade e receber os novos estudantes da instituição. A Ação Social 2013/2 contou com a colaboração de estudantes de vários cursos da instituição como os alunos de Nutrição que realizaram atividades como educação alimentar através da pirâmide alimentar, medição do Índice de Massa Corpórea (ICM), como também dos alunos de Educação-Física através do incentivo à atividades lúdicas, demonstração de exercícios físicos.

A PRAEC montou um espaço de exposição com banners dos serviços e benefícios oferecidos pela instituição aos estudantes, como o Setor Odontológico (SEOD) da UFPI que montou um espaço para demonstração da realização de higiene bucal e apresentar os serviços à comunidade.

Para Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres, pró-reitora da PRAEC, o evento é benéfico aos ingressantes pois os insere no ambiente universitário. "Os alunos ingressantes não conhecem a instituição e possuem o desejo de conhecer", afirma Cristiane.

A Ação Social também contou com a colaboração de serviços da Fundação Municipal de Saúde (FMS) com estande disponibilizando material educativo, preservativos, demonstrando o uso correto, orientando à respeito dos testes que podem ser feitos na rede de saúde para detecção e diagnóstico de doenças, como ressalta a Enfermeira e Coordenadora de prevenção de DST da FMS, Linalva Alves.

“Em nome da Fundação Municipal de Saúde agradecemos o convite que a Pró-Reitora Cristiane nos fez para participar deste evento onde é muito importante esta parceria principalmente nesse momento de ingresso de novos alunos e a gente está aqui para despertar esse interesse e essa preocupação desses jovens e o melhor é sempre prevenir. A gente trabalha com a prevenção de DST, Hepatite, doenças virais e mostrando como a pessoa deve proceder no caso de resultado positivo para estas doenças auxiliando no diagnóstico e tratamento.”

Os estudantes calouros, como são conhecidos os novos alunos da instituição, se mostraram bem receptivos e empolgados com as boas-vindas promovido pela universidade, como relata o estudante de Design de Moda, Thalys Nunes. “Eu estou adorando a UFPI, foi uma ótima inciativa de reunir os cursos e poder conhecer os serviços para que possamos nos informar melhor.”, afirma o estudante.

O evento realizado com o objetivo de integrar os alunos recém-ingressos à comunidade acadêmica  foi finalizado com um mini-curso de defesa pessoal, trazido pela equipe do PET- Educação Física, e também com uma apresentação da Orquestra do Curso de Música da UFPI, que tocou diversos temas de filmes para a plateia e foi muito aplaudida. “E o palco também era muito bom para tirar uma foto na frente.”, comentou uma amiga da aluna Ana Cláudia Souza, do curso de Biologia, que fez questão de gravar o evento na memória junto com os novos amigos.