Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC disponibiliza bolsas para seleção de handball da UFPI

PRAEC disponibiliza bolsas para seleção de handball da UFPI

Na noite desta quinta-feira (18), a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista Bezerra Torres, oficializou o patrocínio, por meio de bolsas, aos atletas da seleção de handball da UFPI. Ao todo, onze estudantes da universidade serão beneficiados.

O time venceu, em outubro do ano passado, os jogos universitários, subindo para a segunda divisão da competição. De acordo com a técnica do grupo, Laila Rocha, a seleção ufpiana vem recebendo muito apoio da administração superior e surpreendendo com os resultados.

"O esporte da UFPI nunca foi tão feliz. A atual gestão sempre atende nossos pedidos e, com isso, estamos ganhando força. O nosso time é o primeiro de ensino superior público a estar na segunda divisão dos jogos universitários. Os grupos da primeira e segunda divisão são formados apenas por atletas profissionais. Além dessa conquista, somos também os atuais campeões piauienses de handball adulto", destacou Laila.

A UFPI, por meio da PRAEC, investirá R$ 4.400,00 mensalmente. O incentivo é para a compra de equipamentos de treino, suplementos alimentares, além de custear o deslocamento dos atletas. Com o apoio, a seleção de handball da UFPI será a primeira equipe do nordeste, oriunda de instituição pública, a receber investimentos da própria entidade de ensino.

Segundo a Pró-Reitora Cristiane Torres, a PRAEC incentiva os esportistas desde a gestão anterior. "Assim que assumimos, o reitor nos solicitou que o esporte da UFPI fosse priorizado e os jogos universitários reativados. Pela primeira vez conseguimos ajudar toda a seleção de handball, fornecendo onze bolsas. Iremos acompanhar a aplicação do investimento e os resultados da equipe como forma de incentivo ao grupo", relatou.

E acrescentou que "a bolsa envolve não só o esporte, mas também a vida como um todo. A prática esportiva envolve disciplina, responsabilidade e trabalho em equipe. As competições em outros locais proporcionam conhecimento e envolvimento com outras culturas, costumes etc. É uma experiência para a vida inteira", frisou a Pró-Reitora.

Estudantes dos cursos de Educação Física, História, Ciências Contábeis, Arqueologia, Engenharia, Administração e Farmácia, integram a equipe. O jogador Wesley Probo, aluno do 4º período de Contabilidade, relata as dificuldades enfrentadas no cotidiano dos treinos.

"Treinamos sem estrutura adequada, não temos uma alimentação ideal, temos dificuldade de deslocamento, sobretudo para as competições fora do estado. Com a ajuda da PRAEC, nossos problemas irão diminuir e, consequentemente nossas conquistas aumentarão", garantiu o atleta.