Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC realiza simpósio para discutir Inclusão e Acessibilidade na UFPI

PRAEC realiza simpósio para discutir Inclusão e Acessibilidade na UFPI

A Universidade Federal do Piauí, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), promoveu durante todo o dia desta segunda-feira (15), o Simpósio Inclusão e Acessibilidade na UFPI.

Com a finalidade de promover uma ampla discussão sobre a política de educação inclusiva na universidade com uma perspectiva para a elaboração de um Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva que garanta o acesso de pessoas com necessidade educacionais especificas à vida acadêmica, o evento aconteceu no Auditório do Centro de Tecnologia (CT).

Dirigentes e professores da UFPI comporam a mesa de honra na abertura do evento

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Cristiane Torres, realizou a abertura do simpósio destacando que na universidade a temática do simpósio não é uma discussão nova. "Deve haver um esforço das instituições de ensino superior no sentido da inclusão e da acessibilidade. É dever da UFPI dar base para os portadores de necessidades especiais se manterem na Universidade e se capacitarem. Essa é uma discussão não muito recente na instituição mas que precisa de um foco maior. O deficiente precisa de apoio em diversos níveis, então, a PRAEC está desenvolvendo o Programa de Acessibilidade da UFPI e o lançará até o fim do ano", disse.

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comuniários, Cristiane Torres

O Simpósio contou com a presença da Reitora em exercício, Prof.ª Dr.ª Nadir do Nascimento Nogueira; a Superintendente de Comunicação Social, Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado; a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Batista Bezerra Torres; a representante da Assistência Comunitária da UFPI, Prof.ª Dr.ª Marize Melo dos Santos; o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Dr. Edilberto Lopes; o Diretor do Centro de Ciências da Educação, Prof. Dr. José Augusto de Carvalho Mendes; demais professores da UFPI; estudantes e profissionais de diversas áreas.

A palestra inicial "A Inclusão e os Desafios no Ensino Superior", foi ministrada pela professora Ana Valéria Marques que discorreu sobre a evolução das discussões na inclusão e acessibilidade. "Uma discussão como essa, na década de 80, seria improvável. Não existiam direitos sociais para pessoas com necessidades especiais. Houve uma ampliação das discussões sobre acessibilidade apenas na década de 90. E nos anos 2000 é que percebemos significativas melhorias para os deficientes. Antes disso, muito raros eram os portadores de necessidades especiais que conseguiam ingressar no ensino superior", explicou.

Professora Ana Valéria Lustosa apresentou a palestra  "A inclusão e os desafios no ensino superior"

A primeira parte do Simpósio foi encerrada com a palestra "Acessibilidade na UFPI", ministrada por Nicia Bezerra Formiga Leite que comentou as questões de acessibilidade no âmbito da arquitetura da universidade com exemplos de erros estruturais além de adiantar o inicio de um estudo realizado junto a PRAEC para a criação de uma rota de acessibilidade na UFPI, onde está sendo realizado um mapeamento estrutural para um projeto de tornar todos os centros acessíveis à todas as deficiências momentâneas ou não.

A arquitetura e professora da disciplina de acessibilidade do curso de arquitetura e urbanismo da universidade comentou ainda sobre a importância de simpósios que tratem o tema. “Esse simpósio se torna importante porque assim começamos a discutir e a ouvir todas as pessoas que estão dentro da UFPI e poder estar sempre levantando essa questão da inclusão, da acessibilidade. O intuito é discutir sempre para poder estar relembrando as pessoas, pois às vezes cai no esquecimento, e como na maioria das vezes as pessoas não estão preocupadas elas esquecem da vivencia, estão é sempre salutar estar fazendo eventos para discutir o assunto e não deixar o tema esquecido.”, afirmou.

Professora Nícia Leite, do Departamento de Construção Civil e Arquitetura da UFPI,
ministrou a palestra "Acessibilidade na UFPI"

Já na segunda etapa do Simpósio, a professora Lucineide Morais ministrou a palestra "Práticas Pedagógicas no Contexto de uma Universidade Inclusiva". Sobre o evento, disse ser fundamental a iniciativa da UFPI, já que a universidade conta com um número significativo de pessoas com necessidade educacionais específicas. Encerrando a programação do I Simpósio Inclusão e Acessibilidade na UFPI, foi ministrada a palestra "Aspectos Legais da Inclusão", pelo Presidente do Coned, Mauro Eduardo Cardoso e Silva.

Professora Lucineide Morais fala sobre "Práticas Pedagógicas no Contexto de uma Universidade Inclusiva"

Presidente do Coned, Mauro Eduardo Cardoso e Silva

Segundo a assistente social, Sara Aires, a ideia da UFPI em realizar o Simpósio é louvável. "Sempre participo dos eventos da PRAEC e é com muita satisfação que venho assistir às palestras. Todos os temas abordados pelos palestrantes foram pertinentes e fundamentais para disseminação do respeito aos deficientes."

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres, enfatizou ainda que esse foi apenas o primeiro evento de uma série de iniciativas que a UFPI pretende realizar. "Ainda há muito o que ser feito. Pretendemos promover anualmente eventos desse porte para que cada vez mais a universidade possa atender às demandas da comunidade acadêmica em prol de uma maior acessibilidade e inclusão", finalizou.