Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > PRAEC realizará Simpósio de Inclusão e Acessibilidade na UFPI

PRAEC realizará Simpósio de Inclusão e Acessibilidade na UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), tem o prazer de convidar a comunidade universitária e demais interessados para o Simpósio "Inclusão e Acessibilidade na UFPI" que objetiva fomentar a discussão sobre a política de educação inclusiva na Instituição.

O Simpósio é voltado para uma perspectiva da elaboração de um Programa de Acessibilidade e Educação Inclusiva que garanta o acesso de pessoas com necessidade educacionais específicas à vida acadêmica, eliminando barreiras sociais, comportamentais, pedagógicas, arquitetônicas, de comunicação e de informação.

A participação de representantes de todas as unidades acadêmicas e gestoras da UFPI são fundamentais, pois a implementação de um sistema de ensino inclusivo pressupõe a adoção de medidas de apoio específicas relativas a todas as atividades acadêmicas e administrativas.

PROGRAMAÇÃO

O Simpósio "Inclusão e Acessibilidade na UFPI" será realizado na segunda-feira (15) no Auditório do Centro de Tecnologia (C.T.) a partir das 08 horas com a participação do Prof. Dr. José de Arimatéia Dantas Lopes, Magnífico Reitor da UFPI e da Profa. Dra. Cristiane Batista Bezerra Torres, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI.

A programação segue com a palestra "A Inclusão e os Desafios no Ensino Superior" da Profa. Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Psicóloga, Doutora em Psicologia pela UNB, Professora da UFPI e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva da UFPI, no horário de 08h30 as 09h10.

"Acessibilidade na UFPI" será a palestra ministrada pela Profa. MSc. Nicia Bezerra Formiga Leite, Arquiteta, Mestre em Geotécnica Ambiental, Professora da UFPI, Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Educação, Acessibilidade e Mobilidade Urbana da UFPI, no horário de 09h10 às 09h50.

A palestra "Práticas Pedagógicas no Contexto de uma Universidade Inclusiva" será ministrada pela Prof. Ms Lucineide Morais de Souza, Pedagoga, mestre em Educação, Professora da UFPI e Pesquisadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva da UFPI, no horário de 14h00 às 14h00.

A programação contará também com a palestra "Aspectos Legais da Inclusão”, com a palestrante Dra. Marlúcia Gomes Evaristo Almeida, Promotora de Justiça do Estado, no horário; 14h00 às 15h20. E em seguida o evento será encerrado pela Profa. Dra. Cristiane Batista bezerra Torres, Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI.

Confira a PROGRAMAÇÃO.