Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Residente universitário ganha bolsa para o Ciência sem Fronteiras

Residente universitário ganha bolsa para o Ciência sem Fronteiras

O estudante Felipe Augusto de Castro, do curso de Bacharelado em Estatística da UFPI, conseguiu nesse ano uma oportunidade almejada por estudantes universitários, ganhar uma bolsa para completar sua formação acadêmica em uma universidade fora do país.

“Não tenho nada a perder, vai que dá certo”. Assim disse Felipe quando fez a inscrição para o programa Ciência sem Fronteiras, que tem como meta proporcionar a estudantes brasileiros, de graduação e pós-graduação, a consolidação, expansão e internacionalização dos estudos da ciência e tecnologia, por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

O programa tem parceria com países de todos os continentes, possibilitando aos alunos selecionados que escolham aquele país onde querem estudar, de acordo com os cursos disponibilizados por cada universidade. Entre Portugal e Espanha, Felipe escolheu a Universidade de Valladolid na Espanha onde permanecerá matriculado no curso de Estatística, durante um ano.

Felipe é morador da residência universitária I, do Campus Ministro Petrônio Portela, em Teresina, desde 2010, ano em que ingressou no curso. Saiu de Sigifredo Pacheco, interior do Piauí, para estudar em Teresina. Dois anos depois afirma que a residência é o melhor benefício para aquelas pessoas que vem do interior, porque estas não têm a preocupação de gastar com moradia, comida nem transporte, por ter tudo dentro da própria universidade. Benefícios como esse, auxiliam os alunos a manterem um bom desempenho acadêmico por proporcionarem condições adequadas para que possam permanecer na universidade, aproveitando as mesmas oportunidades que os demais estudantes.