Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > II Seminário de Assistência Estudantil discute a inclusão de deficientes

II Seminário de Assistência Estudantil discute a inclusão de deficientes

A deputada estadual Rejane Dias ministrou na manhã desta sexta-feira (2), durante o último dia do II Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social, na UFPI, a conferência “A Política de Inclusão Social como dever do Estado e das Instituições”.

A parlamentar, que possui histórico de atuação em trabalhos com foco na inclusão de pessoas com deficiência, destacou o fato de o Piauí ser o estado brasileiro que mais avançou, proporcionalmente, em 2009, em número de matrículas na educação especial. Segundo ela, oferecer condições a todas as pessoas para que tenham acesso à educação é uma obrigação do Estado.

“Não é favor, é dever do Estado garantir esses direitos”, disse a deputada, que elogiou ainda a iniciativa do curso de Arquitetura da UFPI em apresentar na sua grade curricular uma disciplina que trata especificamente de acessibilidade.

Durante um segundo momento da programação desta manhã, a mestranda em Pedagogia, Rogéria Pereira, proferiu a palestra “Inclusão de Pessoas com Necessidades Especiais nas Instituições de Ensino Superior”. Ela, que é deficiente visual, pontuou diversas dificuldades que as pessoas com deficiência ainda enfrentam na universidade e se dispôs, a convite da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), a auxiliar na elaboração de propostas que contribuam para uma melhor acessibilidade e inclusão na UFPI.

“Em 2004, quando eu entrei na universidade, não havia essas bolsas que existem hoje. Eram feitos ‘arranjos’, porque não havia uma lei que respaldasse. Percebe-se uma evolução e um cuidado que a PRAEC hoje tem com esse público”, enfatizou.

Importância das discussões

A pró-reitora da PRAEC, Nadir Nogueira, destacou a importância de levar ao evento pessoas como Rejane Dias e Rogéria Pereira que, com suas experiências, podem contribuir para que a universidade ponha em prática o que é necessário para a inclusão das pessoas com deficiência. “É preciso trazer essas experiências para a academia e discutir como fazer a inclusão na universidade”, ressaltou.

O II Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social, que iniciou ontem (1º) e segue até a tarde de hoje (veja a programação), foi organizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) e é aberto a toda a comunidade acadêmica. O evento acontece no auditório do Centro de Tecnologia (CT-UFPI).

Leia ainda:

Conferência marca abertura do II Seminário de Assistência Estudantil e Inclusão Social