Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Palestra aborda desenvolvimento humano no projeto Pensando na Aposentadoria

Palestra aborda desenvolvimento humano no projeto Pensando na Aposentadoria

O projeto “Pensando na Aposentadoria”, realizado pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) da UFPI, por meio do Serviço de Assistência ao Servidor (SEAS), teve nesta quinta-feira (27) seu primeiro dia de programação. Os servidores presentes contaram com uma palestra proferida pelo psicólogo Anderson Oliveira, do Serviço Psicossocial da PRAEC, com o tema “Desenvolvimento Humano e Aposentadoria”.

De acordo com Anderson Oliveira, entre os objetivos da palestra, estava propor que não basta apenas que as pessoas se preparem para este momento chamado “aposentadoria”, mas que busquem também um autoconhecimento. “É uma questão mais de uma busca do autoconhecimento, de investigar a própria natureza da pessoa humana, o posicionamento dela em relação ao mundo, aos seus relacionamentos pessoais e as dimensões desses relacionamentos: na família, no trabalho, na sociedade, na igreja, e fazer com que as pessoas despertem para pensar o lugar delas no mundo”.

O psicólogo destacou que a sociedade é excessivamente utilitarista, o que acaba por despreparar as pessoas a lidarem com seus próprios problemas. “Às vezes o que se pode verificar é uma dificuldade da pessoa de abrir mão desse utilitarismo e desassociar que, quando ela não está fazendo algo, ela está inútil”, ressaltou.

Com 60 anos, dos quais 35 dedicados ao trabalho como auxiliar administrativo na UFPI, Domingos Ambrósio participou do evento com o intuito de esclarecer algumas dúvidas para então decidir pela sua aposentadoria. “Eu acho que é importante para todo cidadão que faz parte do serviço público, mais especificamente da UFPI, que participem desse debate, porque vai trazer uma conscientização melhor no sentido de a gente tomar essa decisão. Um debate como esse vai trazer muitos resultados para nós”, disse.

A pró-reitora da PRAEC, Nadir Nogueira, destacou que a universidade deve ter a preocupação com o servidor de uma maneira geral, incluindo este momento. “Eu vejo a aposentadoria como uma transição e como transição ela tem que ser analisada com cuidado, tem que se pensar em ações, em políticas, para que ajude o servidor nesse momento. É muito comum a gente ouvir a pessoa dizer que vai ficar na universidade porque aquele que se aposenta entra em depressão. Temos que desmitificar isso, mas para desmitificar é necessário que se tenha ações”, ressaltou.

Nadir Nogueira destacou também que o segundo módulo do evento já está sendo pensado. “Este é pensando na aposentadoria, o próximo já é direcionado para os aposentados, em atividades, em discussões que eles achem interessantes, para se ajudar nesse processo”.

O projeto Pensando na Aposentadoria, que faz parte das comemorações alusivas ao Dia do Servidor Público (28 de outubro), acontece no auditório Afonso Sena, no Centro de Ciências da Natureza (CCN), e prossegue na próxima segunda-feira (31), às 10h. O evento é de autoria das alunas do curso de Serviço Social Isabete dos Santos Lima e Martha Barbosa Neves e foi elaborado durante seu estágio curricular junto ao Serviço de Benefício ao Servidor da PRAEC. A supervisão foi feita pela chefe do serviço, assistente social Margareth do Monte Barbosa de Carvalho, que está coordenando sua execução.

Grupo que toca o instrumento chamado oboé fez a apresentação
cultural de encerramento da programação desta quinta (27)