Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Bolsista UFPI/PRAEC ministra curso de Alemão para alunos da universidade

Bolsista UFPI/PRAEC ministra curso de Alemão para alunos da universidade

Depois de uma seleção concorrida, com quase 300 inscrições, as aulas para o curso da primeira turma de língua alemã da UFPI tiveram início em setembro. São, ao todo, 52 alunos, escolhidos após análise do índice de rendimento acadêmico e de uma carta de motivação, divididos em duas turmas de Nível 1 – uma às segundas e quarta-feiras e outra aos sábados. O curso é coordenado pela Assessoria Internacional da UFPI e ministrado por uma bolsista beneficiada por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC).

Luciene Rêgo, bolsista UFPI/PRAEC que ministra as aulas, já morou na Suíça, país que tem o alemão com um dos idiomas oficiais. Para a monitora, é importante ser beneficiada com uma bolsa exercendo aquilo que gosta de fazer, que é dar aulas, e assim contribuir para aqueles que têm vontade de aprender o idioma. “Muitas pessoas têm interesse em aprender alemão, principalmente porque a Alemanha é um país que hoje está muito forte na União Europeia. Também existe muita carência de cursos de alemão aqui em Teresina e este é um curso gratuito, aberto para os alunos da UFPI”.

Segundo Nadir Nogueira, pró-reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, a importância da utilização da bolsa concedida pela UFPI/PRAEC à monitora de alemão contribui para a qualidade de sua permanência no curso na UFPI. “E, por conseguinte, permite que a mesma aproveite essa rica oportunidade de ensinar essa língua para aqueles que buscam o seu domínio. A monitora continua usufruindo da bolsa, agora pela sua competência e disponibilidade para ensinar a língua alemã”.

Para Airton da Silva, estudante do terceiro período de Administração e um dos selecionados para o curso, esta é uma nova oportunidade oferecida pela universidade aos seus alunos. “Chega a ser um diferencial, já que a UFPI vem fazendo cursos de inglês, espanhol e francês. O de alemão agora traz mais uma oportunidade para quem quer aprender uma língua a mais, é uma chance a mais de ir para um país diferente”, ressaltou.

De acordo com Érica Fontes, assessora internacional da UFPI,  o curso faz parte da política de internacionalização da universidade. “Foi um compromisso assumido por nós, quando estivemos na Alemanha, em janeiro, capacitar o pessoal da UFPI para concorrer a bolsas [de intercâmbio] que possam vir a ser disponibilizadas em futuros convênios”, explicou, acrescentando que atualmente existe um protocolo de intenções assinado pela UFPI e o Hospital de Traumas em Berlim.