Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > UFPI contempla mais quatro alunos com kits odontológicos

UFPI contempla mais quatro alunos com kits odontológicos

Ser um profissional da Odontologia sempre foi um sonho para Suenia Maria de Sousa, que atualmente cursa o 4° período deste curso na UFPI. Compartilhando do mesmo desejo, a estudante Maria José também vê na profissão os rumos de um futuro melhor.

Contudo, as despesas geradas durante a graduação nem sempre podem ser custeadas pelas famílias dos alunos de baixa renda, os quais optam, muitas vezes, por abandonar a instituição. Pensando nisso, a Universidade Federal do Piauí, desde o início deste ano vem contemplando os alunos com a entrega de kits odontológicos, totalmente gratuitos.

Na tarde desta terça-feira, 23, o reitor Luiz de Sousa Santos Júnior entregou quatro novos kits, que deverão ser devolvidos à universidade assim que os graduandos beneficiados concluam seus cursos. "Os programas de assistência estudantil visam à permanência do aluno na instituição. No entanto, para que possamos beneficiar um maior número de alunos, estes têm de zelar pelos equipamentos recebidos", ressaltou o reitor.

Cada kit é composto por 41 itens usados no decorrer das aulas práticas do curso de Odontologia, os quais custaram R$ 2.453,75 cada. No primeiro semestre deste ano foram entregues cinco kits, sendo que este semestre outros cinco ainda devem chegar às mãos dos estudantes selecionados.

Segundo Nadir Nogueira, pró-reitora de Assuntos Estudantis e Assuntos Comunitários da UFPI, o critério para seleção dos alunos é baseado no método de ingresso na universidade (cotas) ou ainda, através da análise sócio-econômica feita pelas assistentes sociais da PRAEC.

"Muitas vezes os alunos ingressam nos quadros da universidade, mas não tem condições financeiras de se manter, daí ser de grande valia a iniciativa de assistência estudantil. Assim, nós asseguramos que o estudante terminará seu curso em tempo regular, além de servir como um estímulo para que os futuros graduandos ingressem sem medo no curso", argumenta Nadir Nogueira.

Para Simone Lobão Barros, coordenadora do curso de odontologia da UFPI, mais do que abrir as portas do curso para a população mais carente, a universidade agora proporciona condições para a permanência destes. "Todos os semestres os alunos tem de adquirir uma lista de materiais, os quais possuem um preço bastante elevado, principalmente para famílias carentes", acrescenta.

"Esse kit é uma providência de Deus, pois com ele vou poder terminar os meus estudos e enfim lutar por uma vida melhor", finalizou a estudante Suenia Maria.

Leia ainda:

UFPI/PRAEC entrega kits para alunos de Odontologia em vulnerabilidade social