Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > UFPI/PRAEC entrega kits para alunos de Odontologia em vulnerabilidade social

UFPI/PRAEC entrega kits para alunos de Odontologia em vulnerabilidade social

Por pouco o estudante da UFPI Urias Vasconcelos não desistiu de continuar no curso de Odontologia, após saber o quanto teria de gastar com instrumentais utilizados no decorrer das disciplinas práticas. Mas hoje (3), após receber da UFPI um kit contendo os materiais necessários, ele já não tem nenhuma dúvida: “agora, seguir em frente é o meu objetivo”, disse.

Ele e a estudante Rafaella Marques, que ingressaram na universidade por meio do regime de cotas, receberam na manhã desta terça-feira, no salão nobre da reitoria, kits contendo 41 itens de intrumentais a serem usados durante o curso.

Urias Vasconcelos: "agora, seguir em frente é o meu objetivo”

Cada um dos kits custou R$ 2.453,75 e deverão ser devolvidos à instituição apenas após a conclusão das disciplinas clínicas, para que possam ser repassados a outros estudantes. A iniciativa faz parte do Programa de Apoio Acadêmico, que a UFPI realiza junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), com o objetivo de auxiliar o estudante em situação de vulnerabilidade social para que ele permaneça na universidade.

Rafaella Marques e o reitor Luiz Santos Junior
assinam o Termo de Cessão do kit odontológico

Outros três estudantes de Odontologia, também em situação de vulnerabilidade social, vão receber o kit odontológico neste semestre: Francisco Marques Cardoso, Tairan Sousa dos Reis e Romário Reis N. Carvalho. Eles estavam em atividades acadêmicas durante a entrega e receberão os kits em outra ocasião.

De acordo com o reitor Luiz Santos Junior, foram adquiridos 30 kits, que devem ser cedidos, a cada semestre, aos estudantes de Odontologia ingressantes por meio do sistema de cotas ou que comprovem a sua situação de vulnerabilidade social. A pró-reitora da PRAEC, Nadir Nogueira, ressaltou que esta é um iniciativa da própria administração superior, já que o PNAES não fornece recursos para este tipo de auxílio.

A coordenadora do curso de Odontologia, professora Simone Lobão, destacou as melhorias pelas quais o curso vem passando e agradeceu pela iniciativa. “É um momento especial, porque Odontologia é um curso que tem um instrumental muito caro e acaba sendo elitista. Seria contra-senso colocar cotas e não dar condições para que o aluno conclua a graduação. O curso hoje está em festa por essa inciativa”.

Por Fernanda Dino