Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PRAEC > Comunidade acadêmica marca presença no projeto “Saúde de Boca em Boca”
Início do conteúdo da página

Comunidade acadêmica marca presença no projeto “Saúde de Boca em Boca”

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Na última terça-feira (26), estudantes e servidores que frequentam a unidade central do Restaurante Universitário (RU) da UFPI contaram com uma novidade, após fazerem sua refeição: um grupo de profissionais do Serviço de Odontologia (SEOD) da Coordenação de Assistência Comunitária da PRAEC os aguardava, entre as 11h e 13h, para oferecer esclarecimentos e tirar dúvidas sobre higiene bucal.

A atividade foi em comemoração ao Dia do Dentista (25) e faz parte do projeto “Saúde de Boca em Boca”, que tem como objetivo desenvolver ações sócio-educativas a fim de sensibilizar e motivar a comunidade universitária para a geração de hábitos saudáveis. Na ocasião, os estudantes e servidores receberam orientações do chefe de serviço do SEOD, Eduardo de Sousa, dos dentistas e auxiliares odontológicos presentes, além de uma escova de dente como brinde.


 

“Eu já faço tratamento odontológico, mas sinto dificuldade ao limpar os dentes e aproveitei para tirar uma dúvida. É uma iniciativa muito boa, porque você sai do RU, onde acabou de se alimentar e já vai escovar os dentes, após receber uma orientação”, ressalta a estudante de Nutrição Ana Karolinne da Silva.

De acordo com a coordenadora do projeto “Saúde de Boca em Boca”, a dentista Laureni Dantas, o primeiro dia de atividade alcançou os objetivos traçados. “As pessoas se aproximaram, ouvimos muitos questionamentos e distribuimos as informações de uma maneira informal, criando um vínculo com a comunidade, exercendo esse papel do dentista que também promove a cidadania”, analisa, acrescentando que a próxima atividade educativa deve acontecer na unidade do RU da Biblioteca. A data será divulgada com antecedência.



 

Serviço Odontológico

O SEOD atende a estudantes, servidores e seus dependentes. A marcação de consultas é feita no primeiro dia útil de cada mês. A equipe é composta por seis dentistas – três atendem pela manhã e três à tarde –, além de auxiliares em odontologia. Cada dentista atende, em média, nove pacientes por dia. Em 2010, até o mês de setembro, foram realizados 11.957 procedimentos.

Segundo o dentista Eduardo de Sousa, chefe do SEOD, o serviço realiza procedimentos curativos (restaurações de amálgama, restaurações de resinas compostas e raios-X de películas periapicais), exodontias, que são as extrações dentárias, além da profilaxia, que engloba a parte preventiva, com a limpeza e a tartarectomia (remoção de tártaro). “Todos os nossos procedimentos são feitos com equipamentos de última geração”, destaca.
 
Mais informações sobre o SEOD você encontra no site da UFPI.

Por Fernanda Dino

Fim do conteúdo da página