Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Estudante do curso de Administração do CSHNB é selecionado para Programa de Intercâmbio Ibero-Americano

Publicado: Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h47 | Última atualização em Quinta, 24 de Setembro de 2020, 15h53

IMG 20200924 WA000520200924153706

O aluno do curso de Administração do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Almir Gabriel da Silva Fonseca foi selecionado no Programa de Bolsas Ibero-americanas para estudantes de graduação Santander Universidades (Edição 2020).

O programa disponibiliza bolsas em universidades de Portugal, Espanha e América Latina e tem como objetivo geral contribuir, por meio do intercâmbio de estudantes de instituições de ensino brasileiras e ibero-americanas, para incrementar a qualidade da formação dos alunos das instituições de ensino participantes.

Almir Gabriel conta que a primeira opção de escolha foi a Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales da Universidad Autónoma de Madrid – Espanha, porém, ressalta que ainda depende das formas de ingresso e admissão das instituições (principalmente neste cenário atual de pandemia de Covid-19), onde deve solicitar o ingresso para que o Departamento de Assuntos Internacionais da UFPI possa viabilizar os devidos tramites e acordos.

O acadêmico diz que “a preferência por universidades espanholas parte da imensa admiração pela cultura e familiaridade com a língua proveniente de um outro intercambio que fez na Argentina, através do Programa Ganhe o Mundo da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, em 2016.2, onde concluiu um período letivo do ensino médio em uma instituição pública argentina”, explica.

Almir Gabriel destaca que seu interesse em querer participar desse programa é proveniente da vontade de expandir horizontes, adquirir novas experiências e muito aprendizado. Ele explica que ficou sabendo do programa de bolsa do Santander ainda no início da graduação através de uma ex-professora do curso e a partir daí passou a buscar mais informações sobre os pré-requisitos para inscrição, o primeiro deles era ter um mínimo de 40% da carga horária do curso integralizada.

O acadêmico destaca que a sua família e amigos têm se mostrado muito felizes pela conquista e demonstrado grande apoio, sobretudo do irmão João Rafael da Silva Fonseca, acadêmico do curso de Enfermagem também do CSHNB. “Minha aprovação não é apenas um reconhecimento pessoal, mas também para o próprio Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, que logrou duas aprovações consecutivas (Edição de 2019 com aprovação do amigo Iago Tallys, acadêmico do curso de História) quando se tem apenas uma vaga para todos os campi fora de sede”, afirma.

Aluno do 5º período do curso de Administração, Almir Gabriel conta que na UFPI já participou de vários projetos, dentre eles estão projetos de monitoria das disciplinas de Elementos de Economia (Orientador: professor Dr. Marcus Vinicius) e Metodologia da Pesquisa em Administração (Orientador: professor Esp. Ivan Lima Bandeira), foi integrante do projeto de extensão Cursinho Popular Pré-ENEM Paulo Freire atuando como professor voluntário de língua estrangeira inglês e espanhol (Coordenadora: professora Dr. Érica Lôpo), participou recentemente do Programa de Iniciação Científica Voluntária PROPESQ através do projeto de pesquisa Estado de Direito e Direitos Humanos (Orientador: professor Dr. Gabriel Eidewein).

Atualmente, Almir Gabriel é integrante bolsista do Programa de Educação Tutorial PET- Cidade, Saúde e Justiça, tendo como tutora a professora Dr. Ana Larissa Gomes Machado, onde juntamente com o grupo desenvolvemos ações diversas relacionadas ao ensino, pesquisa e extensão. O acadêmico destaca que sente orgulho em ter passado por todas essas atividades e projetos dos quais adquiriu vários aprendizados e experiências, e sobretudo sente-se honrado por estar atualmente como integrante do grupo PET, finaliza o acadêmico.