Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto utiliza podcast para popularizar o conhecimento químico no CSHNB

Projeto utiliza podcast para popularizar o conhecimento químico no CSHNB

Publicado: Domingo, 29 de Março de 2020, 08h07 | Última atualização em Domingo, 29 de Março de 2020, 08h22

Com o intuito de desmistificar o conhecimento químico, a professora do Curso de Licenciatura em Educação do Campo / Ciências da Natureza (Ledoc) do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), Edineide Silva e a acadêmica do oitavo período da Ledoc, Poliana de Sousa , em parceria com o mestrando pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Antônio Marcelo, graduado em Química pelo Instituto Federal do Piauí – Campus Picos têm desenvolvido o “ Quimicast: o Podcast que tem Química”.

quimicast20200329075808

Antônio Marcelo (à direita), Edineide Silva (ao centro) e Poliana de Sousa (à esquerda)

O “Quimicast” é um podcast (arquivo em áudio) com 30 minutos de duração e que traz conteúdos relacionados à química. Os programas estarão disponíveis nas plataformas SoundClound, Spotfy, Anchor e Apple podcast dentre outras.

A docente, Edineide Silva, explica que “a ideia é tornar mais acessível o conhecimento de química, desmistificar e acima de tudo popularizar o conhecimento químico. Tentar fazer com que as pessoas compreendam que a química não é essa vilã que muita gente diz. É bem comum você passar nos salões de beleza e ver produto sem química, chegar na padaria e encontrar: “pão sem química”, mas, como é que isso acontece? Por quê a química é tão assim mal vista? Será que é realmente a química responsável por tudo isso?”.

Para a acadêmica da Ledoc, Poliana Sousa, tal proposta pode contribuir para estudantes do seu curso que não compreendem como o conteúdo de química pode ser aplicado no dia a dia: “É importante para nós da Educação do Campo, pois moramos no interior, em lugares mais distantes, então a química chega para a gente numa linguagem muito formal. Ela não é muito associada ao dia a dia. Quando estamos na sala de aula que tem o professor explicando alguma coisa o aluno normalmente fala, mas como é que eu vou utilizar isso no meu dia a dia? Então essa é uma maneira de aproximar o conteúdo que geralmente vemos como distante e trazer mais para o cotidiano”, finaliza a discente.

Saiba mais sobre o projeto na página Quimicast.

Clique aqui e confira o Episódio 1: Química, mocinha ou vilã? Episódio de Quimicast: O podcast que tem química!