Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Projeto de extensão TEMPUS da UFPI/CSHNB apresenta espetáculo em evento de encerramento das atividades de 2018

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 16h38 | Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí anuncia que o projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos), irá encerrar suas atividades do ano de 2018 com a apresentação do espetáculo teatral “Overdose”. Esse espetáculo constitui uma das atividades do evento “Por uma história crítica: tensões sociais envolvendo jovens brasileiros dos anos 1970”, que será realizado nesta sexta-feira (14/12/2018), a partir das 15h, no Teatro João Paulo II, na Av. Joaquim Nelson, 1885, Dirceu I – Teresina-PI. (ENTRADA FRANCA!)

OVERDOSE CARTAZ 120181212154807

Os coordenadores do evento, Prof. Dr. Raimundo Lima e a Profa. Dra. Cláudia Fontineles, informam que o foco central dessa atividade visa compreender a importância do ensino crítico de História para a formação do cidadão brasileiro, consciente de seus direitos e deveres.

O evento se justifica pelo fato de que nos últimos anos o ensino de História no Brasil vem sofrendo ataques que procuram desqualificar o trabalho do professor em sala de aula. O projeto “Escola Sem Partido” configura-se como um desses principais ataques que, de forma geral, visa retirar a criticidade do ensino de História. A ideia desse evento é promover a reflexão nos participantes sobre os riscos de se formar pessoas com caráter eminentemente técnico, que obedecem a ordens de forma passiva e que não conseguem enxergar as opressões cotidianas a que são submetidas.

Nesse sentido, há a necessidade de se discutir a importância de um ensino crítico. E, uma das formas mais didáticas de se discutir essas questões com o público da Educação Básica é por meio das artes. Assim, a ludicidade do teatro, através do Grupo teatral TEMPUS, irá ajudar na consecução dos objetivos desse evento.

O projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos), da UFPI/CSHNB, tem como um dos seus principais objetivos a divulgação de um conhecimento histórico crítico, por meio da reinterpretação artística da História e Historiografia Brasileira. Nesse sentido, o espetáculo “Overdose”, que será apresentado no referido evento, possibilitará ao público estudantil presente, perceber as relações entre teatro, educação e história. Isto porque essa peça teatral discute as tensões sociais que envolveram alguns jovens brasileiros dos anos 1970. O público e o privado são representados numa estética cênica que expressa múltiplas emoções. O sonho, marcando o limite tênue entre ficção e realidade, acompanha as trajetórias de vida das irmãs Maria Clarisse e Geni. Essas histórias individuais se cruzam, com seus altos e baixos, com suas dores e alegrias, com seus momentos de paz e de guerra, com overdoses de repressão.

Confira fotos do grupo em atuação:

2018 11 09 07.34.38 120181212155438

2018 11 09 07.35.08 120181212155824

2018 11 09 01.06.13 120181212160130

2018 11 09 07.34.52 120181212160346

O evento “Por uma história crítica: tensões sociais envolvendo jovens brasileiros dos anos 1970” é uma realização do projeto de extensão TEMPUS (Teatro Experimental Universitário em Estudos Históricos) –UFPI/CSHNB e do Programa Institucional de Iniciação à Docência – PIBID/UFPI (Área de História).

Programação do evento:

14h às 15h – Credenciamento

Local: Hall do Teatro João Paulo II

15h – Palestra: “O Projeto de Extensão TEMPUS e o ensino de História crítico”

Prof. Dr. Raimundo Nonato Lima dos Santos – UFPI

15h30min – Palestra: “Sociedade e política na década de 1970 no Brasil”

Profª Drª Cláudia Cristina da Silva Fontineles – UFPI

16h – Apresentação da peça teatral “Overdose” – Grupo teatral TEMPUS

17h às 18h – Espaço de diálogos

Ficha técnica da peça teatral:

Espetáculo: Overdose

Gênero: Drama