Página inicial > Últimas Notícias - Picos > Pesquisa ISADPI realizada durante o DINTER FSP/USP - UFPI

Pesquisa ISADPI realizada durante o DINTER FSP/USP - UFPI

Publicado: Terça, 16 de Outubro de 2018, 11h03 | Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Faculdade de Saúde Pública (FSP-USP) e Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizam, desde 2016, o Doutorado Interinstitucional em Nutrição em Saúde Pública (DINTER FSP-UFPI). Qualquer DINTER é aprovado em Edital CAPES e está destinado a professores das Instituições de Ensino Superior no Brasil. O DINTER FSP/USP-UFPI, no entanto, se propôs a ir além desse objetivo inicial e formar, também, um grupo de pesquisa em Nutrição em Saúde Pública na UFPI.

Com esse objetivo, foi desenhado o Inquérito de Saúde de Base Populacional em Municípios do Piauí (ISADPI) que investiga a situação de Saúde e Nutrição das populações das cidades de Teresina e Picos, no Estado do Piauí. Serão coletados dados demográficos, socioeconômicos, de estilo de vida, de consumo alimentar, de condições de saúde dados antropométricos, bioquímicos e de pressão arterial, bem como o uso de suplementos e medicamentos da população.

Todas as teses dos doutorandos do Programa têm como base o ISADPI. Além disso o processo de elaboração e realização inquérito permitiu a integração de outros pesquisadores, alunos de pós-graduação e de graduação da UFPI. Assim, o processo de formação em pesquisa alcança hoje mais de 30 pessoas nos Campus da UFPI em Teresina e Picos.

No período de 20 a 24 de setembro, os coordenadores do DINTER FSP/USP-UFPI, Wolney Conde (FSP-USP), Karoline Frota e Adriana Paiva (UFPI) promoveram o início dos trabalhos de coleta de dados nas duas cidades. O ISADPI deverá coletar dados de 4000 domicílios em Teresina e 1000 em Picos. O início da coleta de dados alcançou boa repercussão em emissoras de rádio e TV locais e incluiu, ainda, reunião com o Secretário Municipal de Saúde de Picos e a equipe de coordenação da Estratégia Saúde da Família sobre a pesquisa. Nessa reunião a equipe do DINTER FSP-UFPI colocou a estrutura e know-how da pesquisa à disposição da Secretaria para futuros estudos ou análises de indicadores de saúde em Picos.

Durante a semana de 24 a 28 de setembro de 2018 foram realizadas diversas reuniões com os doutorandos e outros professores e pesquisadores da UFPI. Entre elas se destaca o debate sobre “As interfaces da pesquisa no campo da Saúde Pública” que ocorreu no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros em Picos-PI, com a palestra ministrada pelo Prof. Dr. Wolney Conde sobre o tema.

A próxima etapa do DINTER FSP-USP se iniciará na última semana de novembro com a realização dos exames de qualificação dos projetos de tese dos 06 doutorandos: Gilvo Farias (Campus Teresina) e Edina Araújo, Laura Formiga, Rumão Carvalho, Artemízia Sousa, Danilla Costa (Campus Picos). Em Fevereiro de 2019 se inicia o estágio de 09 meses que os doutorandos devem cumprir, por determinação da CAPES, na FSP-USP, que é a instituição promotora do DINTER FSP-USP.

Fig 120181016091236Término do debate após palestra sobre as Interfaces da Pesquisa no campo da Saúde Coletiva.

Fig 220181016103502

Equipe de coleta de Teresina - PI.

Fig 320181016104910

Professor Wolney juntamente com o Prof. Dr. Gleison Monteiro, diretor do CSHNB/UFPI/Picos, e a Profa. Dra. Ana Larissa Machado, coordenadora do curso de Enfermagem UFPI/CSHNB.

Fig 420181016105031

Reunião com o Secretário de Saúde de Picos - PI.

Fig 520181016105125

Docentes da UFPI – Campus de Teresina e de Picos – alunos do DINTER UFPI/FSP - USP e a Profa. Dra. Lígia Martini (FSP - USP).