Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Fórum de Saúde Comunitária da Unidade Básica de Saúde Tabuleiro-módulo 25
Início do conteúdo da página

UFPI-CMRV, UFMA e Universidades do Norte do País recebem Navio para estímulo à pesquisa e ao ensino na área de ciências do mar.

Imprimir
Publicado: Quinta, 16 de Agosto de 2018, 10h07

Em uma cerimônia na UFMA (Universidade Federal do Maranhão) a UFPI-CMRV(Universidade Federal do Piauí Campus Ministro Reis Velloso) e Universidades Federais do Norte do país foram contempladas na manhã desta terça-feira (14/08) em São Luís-MA, com o Navio Ciências do Mar II ofertado pelo Ministério da Educação e da Secretaria da Comissão Interministerial para Recursos do Mar da Marinha do Brasil, o Navio Ciências do Mar II, que servirá como laboratório para os cursos ligados à área de ciências do mar, como Oceanografia, Engenharia de Pesca, Geografia, Biologia, entre outros. A cerimônia de entrega ocorreu na Base da Capitania dos Portos, na Ponta da Espera, com a presença de reitores das diversas Instituições do Piauí e da região Norte, professores, técnicos, alunos, colaboradores da Universidade e integrantes da Marinha. Durante a solenidade, o ministro da Educação, Rossieli Soares, e as reitoras da Federal do Maranhão, Nair Portela, e do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral, assinaram o termo de doação do navio. Após a assinatura do termo, as autoridades realizaram o descerramento da placa, realizaram o batismo do Ciências do Mar II com a tradicional quebra de um champanhe no casco do navio.

A embarcação tem capacidade para dezoito pessoas, entre alunos e professores, além de oito tripulantes, totalizando 26 pessoas. O Ciências do Mar II beneficiará alunos e professores das instituições da região Norte do Brasil, além do Maranhão e do Piauí. O navio está avaliado em 11 milhões de reais.Esta é a segunda embarcação do Projeto “Laboratório Flutuante”, de iniciativa da FURG, a ser entregue. O primeiro foi inaugurado no ano passado e está sob gestão da FURG, enquanto que os navios III e IV ficarão sob a coordenação das Universidades Federais Fluminense e de Pernambuco, respectivamente.



O Diretor do Campus Ministro Reis Velloso Prof. Dr. Alex Marinho, pontuou de forma positiva essa nova conquista para a instituição bem com para o corpo acadêmico. " Estamos evoluindo cada dia com nossa instituição estamos felizes com mais essa grande conquista para o nosso Campus, estamos trabalhando de forma coesa e eficiente para o crescimento da nossa Universidade" completou o Diretor do Campus. Além do Reitor da UFPI Arimateia Dantas, O Diretor do CMRV, estiveram presentes na solenidade o coordenador do curso de engenharia de pesca da UFPI-CMRV, o professor Cezar augusto, as professoras, Micheli Pinheiro, Carla Suzy e Francisca Edna.


Fim do conteúdo da página