Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > Convidamos toda a comunidade parnaibana e da cidade Ilha Grande para o lançamento do Documentário e Cartilha Povos das Águas

Publicação em revista internacional (Avances en enfermeria)

Publicado: Segunda, 18 de Dezembro de 2017, 11h51

Publicação em revista internacional (Avances en enfermeria) do artigo oriundo do Trabalho de Conclusão de Curso da egressa do curso de Enfermagem do CAFS, a enfermeira Duiliane Coêlho e Silva.

O TCC objetivou conhecer a vivência de mães na conciliação entre aleitamento materno e estudos universitários e foi realizado em 2014 com as mães universitárias discentes dos cursos do CAFS. Tal pesquisa concluiu que a experiência do aleitamento materno é permeada por desafios e pelas estratégias utilizadas pelas participantes para superá-los. Apesar de estratégias de apoio, como a licença maternidade, já terem sido alcançadas pelas mães universitárias, propõem-se que ações que permitam maior vínculo entre a díade mãe-filho sejam adaptadas, como instalação de creches e/ou salas de apoio à ordenha no ambiente acadêmico, além da possibilidade de parcerias com serviços públicos de saúde para implementação de programas de acompanhamento à mulher universitária que esteja aleitando.

Os resultados refletem a experiência de outras discentes dos demais campus da UFPI e de demais IES, que estejam aleitando e conciliando com os estudos universitários, além disso, trazem perspectivas importantes para tomada de decisões dos Núcleos de Assistência Estudantil, por exemplo.

Confira o Artigo Publicado

Segue, em anexo, a versão do artigo publicada e o site para consulta: https://revistas.unal.edu.co/index.php/avenferm/issue/view/4807