Página inicial > Últimas Notícias - Parnaíba > A Universidade Federal do Piauí Campus Parnaíba sediou o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência

DSCN8762

Neste último final de semana (22 e 23 de setembro), a UFPI - Campus Ministro Reis Velloso, sediou o Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, realizado pelo SEID (Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência). O evento reuniu secretarias municipais, associações, institutos, universidades, GRE (Gerência Regional de Educação) e comunidade em geral, para discutir sobre políticas públicas para a inclusão, tendo por finalidade disseminar informações e disponibilizar serviços que promovam a melhoria de qualidade de vida e a própria inclusão na sociedade piauiense das pessoas com deficiência.

MPPI ForumRegionaldePoliticasPublicasparaPessoascomDeficiencia 12

“Mais de 1.500 pessoas, entre gestores municipais e estaduais, agentes sociais e técnicos representantes de entidades governamentais e não-governamentais, pessoas com deficiência, familiares, professores e alunos participaram da abertura do Fórum Regional de Políticas Públicas para Pessoa com Deficiência, realizada sexta-feira (22), em Parnaíba. Realizado pelo Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID, objetiva interiorizar serviços e capacitar gestores, familiares e pessoas com deficiência sobre inclusão e direitos. Representantes de 56 municípios da região norte participam do fórum.

A promotora Flávia Gomes Cordeiro, representante do Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), órgão integrante do MP-PI, apresentou-se às organizações participantes do evento, esclareceu as atribuições do CAODEC e colocou-se à disposição para trabalhar em conjunto pelos direitos das pessoas com deficiência. - “Acredito que mobilização é a palavra-chave na garantia da cidadania plena para as pessoas com deficiência. Nós precisamos dos agentes públicos ao lado dos que mais precisam”, destacou a promotora de Justiça, Flávia Gomes.

Palestras, oficinas, entrega de kits de informática, e outras atividades que levam informações e serviços à sociedade voltados à temática do evento integram a programação do Fórum, que encerrou no último sábado (23).”

1

Agradecemos a presença do Secretário de Estado de Saúde - Florentino Neto, a Secretária de Educação - Rejane Dias, O Secretário da SEID - Mauro Eduardo Cardoso. Nosso Diretor Alex Marinho esteve presente e destacou na solenidade de abertura na sexta (22), as diversas parcerias  que o Campus vem desenvolvendo com a comunidade, saudando os 56 municípios presentes. Mo segundo dia sábado (23) a Coordenadora de Ensino da UFPI CMRV - Professora Gilvana Pessoa, representou a Universidade, mediando e agradecendo em sua fala de encerramento, a parceria entre a SEID e a UFPI.

4

DSCN8801