“PARFOR INDICA” - SEMANA DE ENSINO DE CIÊNCIAS

Imprimir
Última atualização em Segunda, 20 de Julho de 2020, 08h18

 

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram (@parfor.ufpi) e no facebook (Parfor/Ufpi)..

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico, com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem-vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (20 a 24/07), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Ensino de Ciências, indicados pela professora, Janete Paranhos. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

 

Livro: Educação Não Formal e Divulgação em Ciência: da produção do conhecimento a ações de formação

 

 

Autores:  Maurício de Mattos Salgado, Viviane Aparecida Rachid Garcia, Adriana Pugliese, Luciana Conrado Martins, Marcia Fernandes Lourenço, Natália F. Campos, Eliane Mingues, Juliana Bueno, Adriano Dias de Oliveira, Fernanda Luise Kistler Vidal, Tania Maria Cerati, Ana Maria Senac Figueroa, Cynthia Iszlaji, Natalia Leporo, Leonardo Maciel Moreira, Carla Gruzman, Marcus Soares, Ana Maria Navas, Djana Contier, Martha Marandino, Juliana Rodrigues, Maria Paula Correia de Souza, Mariângela Bonetti, Renata Garabedian e Alessandra Bizerra.

Sinopse: 

Com a finalidade de enfrentar o desafio mencionado, elaboramos esta publicação. Seu papel é divulgar, para professores, educadores de museus, alunos de licenciatura e pedagogia e público interessado, os resultados das ações de estudo e pesquisas desenvolvidas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Não Formal e Divulgação em Ciência/GEENF da Faculdade de Educação da USP (FEUSP). Nesse livro, foi intenção transformar teorias, metodologias e resultados dos trabalhos de investigação, oriundos de projetos de extensão, iniciações científicas, mestrados e doutorados, em atividades didáticas que possam contribuir para a formação dos diferentes profissionais que atuam na educação formal e não formal e seus públicos.

 

Livro: O Ensino de Ciências por investigação

 

 

Autores: Anna De Carvalho, Carla De Oliveira e Daniela Scarpa

Sinopse: Este livro tem por objetivo dar visibilidade para questões importantes e atuais relacionadas ao ensino-aprendizagem de Ciências por investigação, de modo a auxiliar professores do Ensino Fundamental a aprimorarem seus conhecimentos acerca deste tema. Para tanto, são apresentadas refl exões baseadas em resultados de pesquisas consolidadas, realizadas nesse nível de ensino. O leitor encontrará discussões sobre diferentes facetas do ensino de Ciências em uma abordagem investigativa, compreendendo desde as bases teóricas sobre processos de ensino-aprendizagem que sustentam sua concepção até as bases epistemológicas que a fundamentam. 

 

Livro: Ensino de Ciências e de Biologia Reflexões e Práticas

 

 

Autores: Ricardo Alaggio Ribeiro (presidente), Acácio Salvador Veras e Silva, Antonio Fonseca dos Santos Neto, Wilson Seraine da Silva Filho, Gustavo Fortes Said, Teresinha de Jesus Mesquita Queiroz e Viriato Campelo.

Sinopse: A amostra aqui apresentada traz na sua primeira parte uma breve linha de tempo para o Ensino de Ciências e de Biologia, com claro intuito de provocar a reflexão sobre algumas das razões do seu estabelecimento com forma e características hoje encontradas. Traz também um conjunto de reflexões sobre a atuação docente, e as necessidades formativas destes, frente ao mundo, novo e a cada dia renovado, fortemente influenciado pelas tecnologias de informação e comunicação, e redes sociais. Na segunda parte, apresentamos algumas experiências vividas por professores-pesquisadores, e seus orientados, do CCBIO. Relatam como se dá na prática o Ensino de Ciências e de Biologia nas escolas desta região nas suas áreas urbana e rural. Buscam conhecer a percepção de professores e alunos destas escolas sobre o papel de cada um deles no processo ensino-aprendizagem. Mas vão além: promovem intervenções neste processo e com isso refletem sobre seu próprio papel de professores-formadores.

 

Livro: Ensino de Ciências: práticas e exercícios para a sala de aula

 

 

Autores: Cláudia Pinto Machado

Sinopse: O foco desta obra, no entanto, não está apenas nos professores. Seu objetivo principal é incentivar, através de práticas e exercícios, o despertar científico nos alunos e mostrar quão maravilhoso é o mundo que nos cerca. Nas próximas páginas, pretendese apontar que o mundo fascinante das Ciências não é exclusividade do cientista profissional. Não precisamos necessariamente estar em espaços altamente equipados, para realizar a investigação científica. Ao contrário, como se verá, o laboratório de ciências está ao nosso redor e, principalmente, dentro de nós mesmos! É possível proporcionar aos alunos, do Ensino Fundamental e Médio, a vivência científica por meio de práticas em Ciências, que se fazem com materiais baratos, acessíveis e recicláveis e com recursos tecnológicos disponíveis na internet sem custos.

 

Livro: Coleção Explorando o Ensino: CIÊNCIAS

 

Autores: Adilson J. A. de Oliveira e Ana Maria de Oliveira Cunha

Sinopse: A Coleção Explorando o Ensino tem por objetivo apoiar o trabalho do professor em sala de aula, oferecendo-lhe um material científico-pedagógico que contemple a fundamentação teórica emetodológica e proponha reflexões nas áreas de conhecimento das etapas de ensino da educação básica e, ainda, sugerir novas formas de abordar o conhecimento em sala de aula, contribuindo para a formação continuada e permanente do professor.