Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > “PARFOR INDICA” - SEMANA DE LETRAS
Início do conteúdo da página

Facebook

Instagram - Parfor

“PARFOR INDICA” - SEMANA DE LETRAS

Imprimir
Última atualização em Segunda, 06 de Julho de 2020, 09h25

 

 

O “PARFOR INDICA” tem como objetivo incentivar a leitura através do compartilhamento de sugestões de obras literárias (livro, revista, reportagem, resenha e outras produções acadêmicas) com vista à ampliação da capacidade reflexiva e crítica.

A ação faz parte do projeto de incentivo à leitura do Parfor/UFPI e inclui a indicação de obras literárias de diversos gêneros, como romance, conto, poesia, drama, além de produções didáticas. Considerando que todos, sem exceção, têm o direito de acesso à educação, é fundamental que as sugestões de leitura incluam obras em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e também tácteis, através do sistema Braille, para atender as necessidades das pessoas surdas e invisuais/cegas, em consonância com os princípios da perspectiva de educação inclusiva.

“PARFOR INDICA” é um espaço para compartilhar a sua opinião sobre obras que você leu e gostou muito, de modo a instigar a leitura dessas produções por outros leitores. Essas dicas de leitura serão disponibilizadas semanalmente no instagram (@parfor.ufpi) e no facebook (Parfor/Ufpi)..

Os títulos devem ser indicados por meio de comentários simples, porém criativos, de modo a suscitar a imaginação e instigar a curiosidade de outros leitores.

Ao compartilhar sua sugestão de leitura, destaque o motivo pelo qual você indica a obra e marque a(s) pessoa(s) que você gostaria que lesse(m) a obra indicada. Sempre que possível informe também o link de acesso ao e-book ou envie o arquivo em PDF para viabilizar o acesso à obra, através de mensagem de e-mail para o endereço eletrônico , com o seguinte título: PARFOR INDICA. Participe e faça você também sua indicação!!! Sua sugestão será muito bem-vinda!!!

Esperamos contar com a participação efetiva dos cursistas e professores formadores vinculados ao Parfor/UFPI, assim como dos coordenadores institucionais (geral, de curso e locais) e do pessoal que integra a equipe de apoio do Programa.

Nesta semana (06 a 10/07), contamos com a indicação de cinco livros com temáticas de Letras, indicados pelo coordenador do curso, João Benvindo de Moura. Basta clicar na imagem da capa para ter acesso ao livro. Boa leitura!

 

Livro: Macunaíma

 

Autor: Mário de Andrade

Sinopse: As aventuras de Macunaíma, o anti-herói preguiçoso e sem caráter. Ele nasce negro no sertão, mas vira branco, vai para a cidade com os irmãos e se envolve com prostitutas, guerrilheiras e enfrenta todo tipo de gente em sua jornada.

 

Livro: Sentidos em disputa: discursos em funcionamento

 

Autores: João Benvindo de Moura, José Ribamar Lopes Batista Júnior e Maraisa Lopes

Sinopse: A coletânea abriga 17 capítulos escritos por pesquisadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Análise do Discurso – NEPAD, vinculado à UFPI, e de convidados pertencentes a diversas IES brasileiras. Em sua heterogeneidade teórico-analítica os trabalhos têm em comum o tratamento dado à linguagem como objeto de observação privilegiado para a compreensão da sociedade. Aborda temas como: a mídia, a política e o sujeito; o discurso e as imagens de si e do outro; o político e a língua; a escrita e o imaginário de leitor ideal; os processos de identificação e de resistência; o discurso docente e as práticas de letramento inclusivo; o discurso literário e as questões de gênero; a autoria e sua normatização.

 

Livro: O jardim secreto

Autor: Frances Hodgson Burnett

Sinopse: Clássico da literatura inglesa, O jardim secreto conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás. A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento.
Escrito em 1911, o livro já inspirou diversas montagens no teatro e três filmes - entre eles, o longa americano homônimo de 1993, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland, vencedor do prêmio Bafta.

 

Livro: Ensaio sobre a cegueira

Autor: José Saramago

Sinopse: Um motorista parado no sinal se descobre subitamente cego. É o primeiro caso de uma “treva branca” que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos se perceberão reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O “Ensaio sobre a cegueira” é a fantasia de um autor que nos faz lembrar “a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.

 

Livro: Emília no país da gramática

 

Autor: Monteiro Lobato

Sinopse: Para aqueles que acreditam que certos assuntos não podem render uma boa literatura, este livro mostra que é possível transformar a aridez de regras e normas em textos leves e divertidos. Nesta obra original diferente Monteiro Lobato fala sobre a língua portuguesa e seus conceitos gramaticais de forma simples, clara e direta. Conjugação verbal, colocação pronominal, crase, fonemas e tantos outros temas que envolvem a nossa língua perdem sua sisudez característica através das explicações lúdicas da turma do Sítio, revelando o prazer que deve acompanhar toda busca pelo conhecimento.

Fim do conteúdo da página