Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Cursistas de Geografia desenvolvem atividades práticas em Luzilândia

Cursistas de Geografia desenvolvem atividades práticas em Luzilândia

Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 09h44

Morro da Igreja

A disciplina de Geomorfologia, no contexto do planejamento e com o objetivo de realizar aulas de campo proporcionou aos alunos do curso de Geografia além dos conhecimentos teóricos no campo da disciplina, atividades práticas com vistas a um melhor processo de ensino e aprendizagem. A atividade foi realizada sob responsabilidade do professor Hikaro Brito.

Rodoanel

Dentre as atividades, na última sexta-feira (24) foi realizada uma prática de campo em três pontos da cidade: Morro da Igreja; Rodoanel e Margem do rio Parnaíba, zona rural do município, objetivando, à luz dos conhecimentos geográficos e geomorfológicos, proporcionar aos alunos a compreensão dos elementos que atuam na gênese e dinâmica do modelado da área investigada, proporcionando, ainda, conhecer a relevância dos fatos e processos geomorfológicos nos estudos ambientais, sua relação com o planejamento ambiental e ordenamento territorial, bem como orientar a observação, registro e análise das formas de relevo.

Rio Parnaíba

A outra atividade em destaque está inserida no plano de trabalho intitulado “Elaboração da cartilha sobre conservação de recursos hídricos, uso e ocupação do solo, apropriação do relevo e análise de dados espaciais”, sob responsabilidade ainda das seguintes professoras e disciplinas: Cláudia Sabóia (Hidrografia), Giovana Espíndola (Sistema de Informações Geográficas) e Anna Kelly Moreira (Análise Ambiental).

Vale ressaltar que as cartilhas são veículos por meio dos quais a informação é comunicada, bem como complementarem o ato de ensinar e influenciar o ganho de habilidades cognitivas, afetivas e/ou psicomotoras.

Grupos confeccionando as cartilhas

Com base em orientações do professor Hikaro Brito, foram confeccionadas quatro cartilhas pedagógicas voltadas à Geomorfologia com os seguintes títulos: “Vamos conhecer as Unidades de Conservação do Piauí”; “Cartilha do relevo brasileiro”; “Deslizamentos e inundações: juntos, vamos conhecer!” e “Subindo e descendo o relevo piauiense”. Além do conteúdo as cartilhas possuíam ainda jogos (como quebra-cabeça, labirinto e caça-palavras).

Capa das cartilhas