Parfor/UFPI realiza VIII Seminário Interdisciplinar em Parnaíba

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Última atualização em Quarta, 13 de Novembro de 2019, 15h40

O Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor/UFPI) realizou nesta sexta (08) o VIII Seminário Interdisciplinar (SIMPARFOR), na cidade de Parnaíba na Universidade Federal do Piauí no Campus Ministro Reis Veloso.

O SIMPARFOR o é uma atividade de encerramento do período letivo realizada em todos os polos e campi da UFPI com o objetivo de socializar a experiência do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do Parfor da UFPI e tem como público alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo Parfor no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral.

 

A palestra “Metodologias Ativas: Teoria, Prática e Desenvolvimento de competências” foi ministrada pelo Prof. Me. Renato Mendes dos Santos com a coordenação da Profa. Dra. Marta Rochelly Ribeiro Gondinho e o relator Prof. Dr. Agostinho Junior Holanda Coe.

 

 

A sessão de comunicação oral e pôsteres ficaram sobre a avaliação dos professores: Prof. Dr. Agostinho Junior Holanda Coe, Profa. Ma. Brisdete Sepulveda Coelho, Prof. Dr. Cleidivan Alves dos Santos, Profa. Dra. Edmara de Castro Pinto, Prof. Dr. Francisco Jander de Sousa Nogueira, Profa. Dra. Gilvana Pessoa de Oliveira, Prof. Me. Leonardo José Freire Cabó, Profa. Ma. Lorena Maria de França Ferreira, Prof. Dr. Ludgleyson Fernandes de Araújo, Profa. Dra. Maria Dolores dos Santos Vieira, Profa. Dra. Marta Rochelly Ribeiro Gondinho, Prof. Dr. Mairton Celestino da Silva, Prof. Me. Naudiney de Castro Gonçalves, Profa. Ma. Rosilene Marques Sobrinho de França e Profa. Dra. Sandra Elisa de Assis Freire.

Durante o evento, os graduandos dos cursos de Pedagogia e História apresentaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Foram apresentados 37 no total, abrangendo diversas temáticas. Para a aluna cursista de Pedagogia, Maria dos aflitos, o SIMPARFOR é um evento muito significativo: “Ele nos dá suporte para qualificação profissional. Foi através desse evento que nossa vida profissional mudou e hoje estamos mais fortes e nosso trabalho mudou totalmente e isso agradecemos ao SIMPARFOR”, afirma a aluna cursista.

 

A professora formadora do curso de pedagogia, Maria Dolores dos Santos Vieira, enfatizou a importância do seminário: “O SIMPARFOR é um divisor de águas no processo formativo dos discentes do Parfor, por que fomenta a pesquisa, prática, muitas vezes, que esse evento inaugura na vida acadêmica dos alunos iniciantes e coroa na caminhada daqueles que finalizam um curso de graduação, na forma de TCC. Na pele de professora formadora do Parfor tenho tido a oportunidade de acompanhar e viver essa rica experiência de formação e posso dizer o quanto é valioso o SIMPARFOR para a comunidade acadêmica em todos os seus segmentos. Todos nós aprendemos e ver os nossos alunos brilharem, mostrarem amadurecimento intelectual e humano em suas práticas de pesquisa de forma comprometida com a sociedade e de modo particular, com a educação que fazem e desejam para o seu local de atuação não só ressignifica o ato de pesquisar na academia como comprova o lugar dessa prática na formação de professoras e professores. Comparo o SIMPARFOR ao tempo em que realizamos a colheita dos saberes, sentires e viveres da formação parfoniana. Estamos vivendo essa colheita de muitos frutos, aromas e sabores dessa formação que vem imprimindo novos contextos educativos no estado do Piauí”.

Para Marcos da Rocha Santos, aluno do curso de história, o evento é avaliado com nota 10. “O SIMPARFOR nos dá à oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos na sala de aula”.

 

As coordenadoras Bartira Araújo do curso de História e Maraisa Lopes do curso de Pedagogia foram as responsáveis por entregar a premiação aos alunos classificados em 1º, 2º e 3º lugares de acordo de acordo com a avaliação das bancas examinadoras.

Bartira Araújo enfatizou que: “O Parfor da UFPI, tem como finalidade contribuir para uma formação inicial e continuada com excelência, visando atender a demanda dos professores das redes públicas de educação básica, sem a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação brasileira. Assim, meu papel como coordenadora do curso de História do Parfor/UFPI em Parnaíba, assim como em Bom Jesus, estiveram atrelados a convicção da necessidade de contribuir para a melhoria do ensino superior, especialmente no interior do estado do Piauí, devido ao seu a necessidade de informar e formar os indivíduos com base no seu papel no processo histórico, assim como contribuir com na formação social, cultural e crescimento pessoal de professores da educação básica. Assim, a minha experiência na coordenação do curso de História foi enriquecedora como profissional da educação devido a minha contribuição na motivação de professores e alunos, por meio de uma atitude estimuladora, proativa, participativa e articuladora. Também efetivando ações relacionados ao enriquecimento do curso e ampliação dos conhecimentos dos discentes, buscando uma melhor organização da estrutura física para a realização das aulas, assim como planejando seminários, palestras e aulas de campo, entre outras atividades. Também contribui para a formação dos estudantes defendendo os interesses do curso de História e sendo um elo com os alunos, selecionando professores qualificados, elaborando e verificando a execução do projeto pedagógico do curso”.

 

O evento encerrou-se com uma bela homenagem a coordenadora local, professora Belina Augusta e também para a professora Bartira Araújo realizada pelas alunas de pedagogia e história.

Confira a cobertura completa: VIII SIMPARFOR PARNAÍBA