Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR/UFPI realiza II Seminário Interdisciplinar

PARFOR/UFPI realiza II Seminário Interdisciplinar

Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 14h26
PARFOR/UFPI realiza II Seminário Interdisciplinar

II SIMPARFOR Teresina

DSC_0035.jpg

Camerata Professor Emmanuel Coelho Marciel

O Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI) realizou na manhã desta terça-feira (13), no Cine Teatro da UFPI, a solenidade de abertura do II Seminário Interdisciplinar (II SIMPARFOR) no Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina). As atividades do evento iniciaram no dia 11 de novembro no campus de Bom Jesus, prosseguindo posteriormente em Floriano (17/11), Picos (18/11) e polo de Esperantina (25/11).

DSC 0048

Público presente no II SIMPARFOR

Com o tema “Educação, Trabalho e Diversidades”, o Seminário objetiva fomentar a socialização de experiências e reflexões sobre os contextos de formação e atuação dos professores da educação básica, focalizando os desafios e possibilidades encontrados no desenvolvimento de práticas interdisciplinares.

A mesa de honra foi composta pela professora Ms. Maria da Glória Duarte Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI; Dr. Jerino Queiroz Ferreira, Coordenador Adjunto; Dra. Mirtes Gonçalves Honório, Coordenadora de Currículo da Pró-Reitoria de Graduação; Dr. João de Carvalho Sobrinho, Coordenador de ação comunitária e cultura da Pró-reitoria de Extensão; Dra. Teresa Cristina Honório, professora do PARFOR/UFPI; e Josenildo Sales de Araújo, representado os estudantes do PARFOR.

DSC 0062

Prof. Ms. Maria da Glória Duarte Ferro, Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI

Em seu pronunciamento, a Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI destacou o trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI. “O projeto interdisciplinar é resultante de uma idealização de quem acredita que é por meio da integração e do diálogo que se pode formar com qualidade, fazer educação de qualidade. Partindo desse pressuposto, adotamos um seminário de encerramento do semestre cujo propósito é socializar os conhecimentos produzidos ao longo do semestre letivo”, declara Maria da Glória Duarte Ferro.

DSC 0074

Profa. Dra. Mirtes Gonçalves Honório, Coordenadora de Currículo da Pró-Reitoria de Graduação

A Profa. Dra. Mirtes Gonçalves Honório cumprimentou os professores e estudantes presentes, e ressaltou a importância do evento para o fortalecimento da educação básica. “Acreditamos que a construção do conhecimento só se dá com uma produção amplamente dialogada e articulada com as diversas áreas do saber, assumindo o compromisso de uma prática pedagógica na perspectiva do trabalho interdisciplinar, necessário para a formação de professores da educação básica”, aponta.

DSC 0039

Banda musical formada por alunos da rede pública de ensino, do município de Esperantina (PI)

A solenidade de abertura contou com a Camerata Professor Emmanuel Coelho Marciel, dirigida pelo Prof. Me. Cássio Henrique Ribeiro Martins, e com a Banda CRAS, do município de Esperantina (PI). Ainda na manhã de hoje, aconteceu a mesa-redonda “Políticas Públicas de Educação, Formação de Professores e Práticas Docentes”, apresentada pelas professoras Dra. Irene Carzola, Dra. Marineide de Oliveira e Dra. Patrícia Nápolis.

O Seminário segue durante o dia de hoje com mesas-redondas, sessões de comunicação oral e de pôsteres, oficinas e premiações de trabalhos.