Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > PARFOR/UFPI CONVIDA PARA O II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

PARFOR/UFPI CONVIDA PARA O II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

Última atualização em Quinta, 12 de Setembro de 2019, 14h23
PARFOR/UFPI CONVIDA PARA O II SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

II SIMPARFOR

O Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR/UFPI) convida toda a comunidade ufpiana para o II Seminário Interdisciplinar (II SIMPARFOR), que tem como tema Educação, Trabalho e Diversidades.

As atividades do II SIMPARFOR iniciaram no dia 11 de novembro no campus de Bom Jesus, prosseguindo durante todo o mês nos campus de Floriano (17/11), Picos (18/11) e no polo de Esperantina (25/11). No dia 02 de dezembro foi a vez do campus de Parnaíba e na próxima terça-feira (13) ocorrerá o encerramento no campus Ministro Petrônio Portella em Teresina.

O evento tem como público-alvo professores da rede pública de educação básica, em especial, aqueles em formação pelo PARFOR no âmbito da UFPI, professores e coordenadores vinculados ao Programa e a comunidade acadêmica em geral.

A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro Silva, ressalta a importância do evento “O SIMPARFOR é uma iniciativa importante da Coordenação do PARFOR/UFPI no processo de institucionalização do Programa e de garantia da qualidade acadêmica e social dos percursos formativos oferecidos aos docentes da educação pública básica do Estado do Piauí” ”, disse.

Também acrescentou que o  evento é uma excelente oportunidade de inserção dos alunos do PARFOR/UFPI na cultura acadêmica e de fomento a socialização de experiências e reflexões sobre as práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do PARFOR/UFPI e nos contextos de atuação dos professores da educação básica.

A programação do II SIMPARFOR engloba palestras, mesas-redondas, exposição de pôsteres, sessões de comunicação oral e oficinas de diferentes temáticas.

SPHok.jpg

II SIMPARFOR Parnaíba (02/12)

SEsperantinaok.jpg

II SIMPARFOR Esperantina (25/11)

SIMPicosok.jpg

II SIMPARFOR Picos (18/11)

SIMFlorianook.jpg

II SIMPARFOR Floriano (17/11)

SIMBom_Jesusok.jpg

II SIMPARFOR Bom Jesus (11/11)

Será socializada a experiência do desenvolvimento do trabalho interdisciplinar desenvolvido nos cursos do PARFOR da UFPI.  A Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, ressalta a importância do evento “O SIMPARFOR é uma iniciativa importante da Coordenação do PARFOR/UFPI no processo de institucionalização do Programa e de garantia da qualidade acadêmica e social dos percursos formativos oferecidos aos docentes da educação pública básica do Estado do Piauí” ”, enfatiza.

Coordenadora Geral do PARFOR/UFPI, Profa. Me. Maria da Glória Duarte Ferro Silva (à direita), prestigiando apresentação de trabalhos no II SIMPARFOR Floriano

Ainda segundo a Profa. Ma. Maria da Glória Duarte Ferro Silva, o evento é uma excelente oportunidade de inserção dos alunos do PARFOR/UFPI na cultura acadêmica e de fomento a socialização de experiências e reflexões sobre as práticas pedagógicas exercitadas nos cursos do PARFOR/UFPI e nos contextos de atuação dos professores da educação básica.

Saiba mais sobre o Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI

A Resolução CNE/CP nº 2/2015 aprovada em 1º de julho de 2015 definiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial e continuada em nível superior de profissionais do magistério para a educação básica, estabelecendo que o projeto de formação das instituições de educação apresente uma sólida base teórica e esteja fundamentado em princípios norteadores da interdisciplinaridade.

Nesse contexto, a iniciativa de implementação do Projeto Formativo Interdisciplinar do PARFOR/UFPI se insere no esforço de qualificação dos profissionais que atuam na educação básica, possibilitando-lhes mais que articular conteúdos de diferentes áreas do conhecimento: visa o verdadeiro exercício da consciência interdisciplinar, o que consiste na superação do paradigma fragmentar instaurado desde o advento da modernidade por meio de um olhar para a realidade da qual o conhecimento brota em sua inteireza, reconhecendo sua natureza multifacetada e a exigência de uma mentalidade condizente. Apenas quando investidos de tal consciência, os docentes podem refletir sobre suas atuações, bem como sobre o processo de educação formal, de modo a responder adequadamente às normativas legais e acadêmicas postas como desafios à Universidade.

Acompanhe a Programação Completa