Página inicial > Últimas Notícias - PARFOR > Aberto período de validação das pré-inscrições do PARFOR

Aberto período de validação das pré-inscrições do PARFOR

Última atualização em Sexta, 23 de Agosto de 2019, 10h01
Aberto período de validação das pré-inscrições do PARFOR

O período de análise e validação das pré-inscrições pelas secretarias de educação estaduais e municipais será encerrado no de 24 de abril.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abriu na última terça-feira (17), na Plataforma Freire, o período de análise e validação das pré-inscrições realizadas por professores e/ou intérpretes de Libras em cursos ofertados pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

As secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal poderão validar os pré-inscritos até o dia 24 de abril de 2015.
De acordo com o Mapa de Pré-Inscritos, disponível na Plataforma Freire, um total de 35.045 docentes se pré-inscreveram em todo o país. Os dados divulgados mostram que no estado do Piauí a distribuição de pré-inscritos por modalidade de curso, ficou da seguinte forma:

Primeira Licenciatura - 1.998 docentes sem formação superior e/ou tradutor intérprete de Libras;

Segunda Licenciatura - 2.443 professores que atuam na sala de aula em área distinta da sua formação inicial;

Formação Pedagógica - 41 docentes graduados não licenciados.

Na Universidade Federal do Piauí (UFPI), os professores puderam optar pela formação nos seguintes cursos de licenciatura: Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Geografia, Física, História, Letras Inglês, Letras Português, Matemática, Música e Pedagogia. Os docentes puderam optar também por Letras Libras, novo curso do PARFOR/UFPI ofertado para o período letivo 2016/01.

As turmas formadas serão distribuídas nos campi/pólos de: Teresina, Bom Jesus, Esperantina, Floriano, Parnaíba e Picos.

Veja o Calendário PARFOR Presencial 2015

17/03/2015 a 24/04/2015 - Análise e validação das pré-inscrições pelas secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal e pelos Institutos Federais.

24/04/2015 - Disponibilização da relação de pré-inscritos validados.

27/04/2015 a 15/05/2015 - Período de seleção, pelas IES, dos Docentes e Profissionais da Educação candidatos às vagas remanescentes, se for o caso.

18/05/2015 a 24/05/2015 - Período de matrícula e registro, pelas IES, dos Docentes em Exercício na rede pública.

25/05/2015 a 31/05/2015 - Período de matrícula e registro, pelas IES, dos Profissionais da Educação candidatos às vagas remanescentes, se for o caso.

03/07/2015 - Previsão de início das aulas.